Novo festival, o ‘Planeta Urbano’, com foco na cultura urbana é um dos destaques; Thaísa Figueiredo traz os detalhes
Cultura em cartaz: a agenda musical e cultural de Ribeirão Preto e região traz opções para todos os gostos neste fim de semana. Dos festivais de música urbana às apresentações sinfônicas e atividades gratuitas em praças públicas, os eventos prometem movimentar a cidade e municípios vizinhos.
Festivais e shows populares
O Festival Planeta Urbano celebra a música urbana, que vem ganhando cada vez mais espaço desde 2022 e acumulando números expressivos nas plataformas de streaming. A programação de amanhã, a partir das 15h, no CHF Espaço Cultural, inclui apresentações de nomes do rap e do funk local e nacional, entre eles MC Ariel e MC Sofia, artistas conhecidos por letras que tratam de realidade social e ritmos populares.
No mesmo dia, Di Ferrero — ex-vocalista do NX Zero — apresenta o show “Outra Dose”, seu projeto solo. O cantor afirmou atravessar uma fase inspiradora na carreira solo e promete repertório com músicas novas e faixas consagradas do último álbum, incluindo parcerias recentes. A apresentação começa às 19h, no Alcans Hall.
Leia também
Encontros, revivals e solidariedade
O encontro “Titãs Microfonado” reúne Tony Bellotto, Branco Mello e Sérgio Britto em um formato intimista que revisita os sucessos da banda com arranjos próximos ao público. O show, que pode trazer clássicos como “Prazer” e “Adeus”, tem caráter especial em Ribeirão Preto: um lote de ingressos com desconto será disponibilizado para quem doar três litros de água, em ação de apoio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A apresentação acontece amanhã, às 21h, no Multiplan Hall.
Outro destaque é o revival que reúne músicos da gravação original do disco ao vivo lançado em 1998, referência da cena local. O reencontro ocorre hoje, às 20h30, no Cineclube Cauim, celebrando 26 anos daquele feito histórico em Ribeirão Preto.
Música erudita, eventos em municípios vizinhos e programação para crianças
A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto traz ao palco uma nova versão da ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, ambientada no calçadão de Ribeirão Preto dos anos 1930. A montagem, que reúne orquestra, coros, solistas e uma equipe de mais de 120 profissionais, sobe ao palco do Teatro Pedro II amanhã, às 19h.
Para as famílias, Barretos e Batatais se transformam em centros culturais neste fim de semana. A Praça da Primavera, em Barretos, e o Lago Artificial, em Batatais, recebem programação gratuita com artes visuais, cinema, circo, dança, literatura, música e teatro — em Barretos a programação é amanhã e em Batatais no domingo, sempre das 16h às 20h.
Entre as atrações infantis, o espetáculo “Cantando a Gente Brinca”, com a banda Catavento Cantante, propõe resgatar brincadeiras e cantigas populares ao vivo. O show é amanhã, às 16h, no SESI das Artes em Sertãozinho. Haverá equipe de apoio para pessoas com deficiência, com intérprete de Libras, comunicação tátil, audiodescrição e assistência à locomoção.
Para conferir detalhes sobre horários, locais e ingressos, acesse as páginas oficiais do evento e a cobertura local.