CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundadores do Hospital de Amor são homenageados em mural na instituição

A obra é do renomado artista plástico Alekssandro Reis, de São José do Rio Preto
Hospital de Amor
A obra é do renomado artista plástico Alekssandro Reis, de São José do Rio Preto

A obra é do renomado artista plástico Alekssandro Reis, de São José do Rio Preto

O artista plástico Alexandrino Reis finaliza mais uma obra que em breve estará adornando a recepção do Centro de Captação do Hospital de Amor. A pintura é uma homenagem aos fundadores do antigo Hospital do Câncer de Barretos, Paulo Prata e Iscila do Arte Prata.

Detalhes da Obra e Inspiração Brasileira

A obra, que levou três dias para ser concluída, mistura pinturas e aplicações, inspirando-se nas cores e materiais típicos do Brasil. Reis destaca a importância da brasilidade em sua arte: “Eu gosto muito de fazer qualquer trabalho que eu faço, tem que ter algo do Brasil, entendeu? A brasilidade em mim é muito forte, eu adoro isso, adoro a cultura brasileira.” Ele cita o tema “Grande Sertão: Veredas” e a escolha do personagem Manuelzão como exemplos de sua liberdade criativa e sua busca por referências brasileiras, incluindo a Chica e a Fianinha em suas composições. Sua intenção é clara: “Se a pessoa se passar um brasileiro lá na Bósnia e ver aquela parede, vai saber que foi um brasileiro, porque lá tem a Chica, tem a Fianinha, entendeu?”

Outros Projetos e Reconhecimento Internacional

Além do mural para o Hospital de Amor, Alexandrino Reis também criou um desenho em homenagem aos 10 anos da Lei Maria da Penha para o Tribunal de Justiça de São Paulo. Inspirado na composição “Mulheres de Atenas” de Chico Buarque, ele aborda temas de opressão e sociedade patriarcal, confiando na capacidade do público de pesquisar e contextualizar a obra através da referência musical. Seu trabalho inclui ainda um painel do tenor Luciano Pavarotti na Bósnia, em homenagem ao artista que se apresentou para pessoas fragilizadas pela Guerra Civil. Em fevereiro de 2024, ele participará do IPaf, festival de arte na Cidade do Cabo, África do Sul.

O artista, natural de São José do Rio Preto, tem se consolidado no cenário artístico nacional e internacional, demonstrando talento e versatilidade em seus trabalhos que carregam a marca inconfundível da cultura brasileira.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.