CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lojistas de Ribeirão Preto comemoram bons resultados de dezembro

Balanço do Sincovarp mostra quebra na sequência de 24 meses de queda e leva otimismo aos comerciantes
vendas Ribeirão Preto
Balanço do Sincovarp mostra quebra na sequência de 24 meses de queda e leva otimismo aos comerciantes

Balanço do Sincovarp mostra quebra na sequência de 24 meses de queda e leva otimismo aos comerciantes

O setor de vestuário liderou a recuperação das vendas em dezembro de 2016, seguido pelos setores calçadista, eletrodoméstico e de móveis. De acordo com pesquisa do Cincovarpio, sindicato do comércio varejista de Ribeirão Preto e região, houve um aumento de 0,23% nas vendas em dezembro de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015.

Setores com melhor desempenho

Embora o resultado seja modesto, representa uma mudança significativa após dois anos de resultados negativos. O setor de vestuário apresentou um crescimento de quase 10%, acima da média. Esse desempenho, segundo o economista Marcelo Boze do Cincovarpio, indica a preferência do consumidor por produtos de baixo valor unitário e o impacto positivo das promoções de fim de ano. Os setores calçadista, eletrodoméstico e de móveis também contribuíram para o resultado positivo.

Cenário econômico e expectativas

Apesar do resultado positivo ser atribuído às vendas de fim de ano, Boze destaca um aumento no otimismo dos lojistas e na confiança dos consumidores. A pesquisa indica que 48,9% das empresas entrevistadas registraram vendas superiores às de 2015, enquanto 44,7% reportaram vendas menores. Os setores de cine/foto, presentes, ótica, tecidos, e livraria/papelaria apresentaram resultados negativos, porém menos expressivos que em anos anteriores. Espera-se um aumento nas vendas de materiais escolares em janeiro.

Mercado de trabalho

O boletim do sindicato também aponta um aumento de 1,46% nas contratações em relação ao fim de 2015, impulsionado pelas vagas temporárias de fim de ano. Cerca de 90% das empresas mantiveram seus quadros de funcionários em dezembro, enquanto 6,2% demitiram e 4,2% contrataram. O resultado positivo de dezembro, embora pequeno, sinaliza uma tendência de recuperação no comércio varejista da região, com perspectivas otimistas para os próximos meses.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.