CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

16 escolas da região de Ribeirão Preto e Franca, têm interesse em adotar o ensino cívico-militar

Projeto do Governo de São Paulo foi sancionado em maio, mas está em análise pelo Supremo Tribunal Federal
ensino cívico-militar
Projeto do Governo de São Paulo foi sancionado em maio, mas está em análise pelo Supremo Tribunal Federal

Projeto do Governo de São Paulo foi sancionado em maio, mas está em análise pelo Supremo Tribunal Federal

Dezesseis escolas estaduais das regiões de Ribeirão Preto e Franca manifestaram interesse em adotar o modelo de ensino cívico-militar. Franca lidera o número de pedidos, com cinco escolas interessadas, seguida por Barretos, com três. Em Ribeirão Preto, apenas uma escola demonstrou interesse.

Audiência Pública e Critérios de Seleção

Uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores, aberta à população, está prevista para atrássto para discutir o tema. O projeto do governo de São Paulo estabelece critérios para a seleção das escolas, priorizando aquelas com baixo desempenho escolar e localizadas em áreas vulneráveis.

Controvérsias e Ações Judiciais

A lei que autoriza o modelo cívico-militar em São Paulo foi sancionada em maio pelo governador Tarcísio de Freitas, mas a mudança tem gerado controvérsias e está sob análise do Supremo Tribunal Federal. Ministério Público e Defensoria Pública do Estado ingressaram com ação judicial para anular o regulamento da Secretaria de Educação que autoriza o modelo.

Experiência em Barrinha

Vale destacar o caso de Barrinha, que inaugurou um colégio cívico-militar em maio de 2021, inicialmente com o apoio do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares do governo federal. Após a mudança de governo em 2023, o programa foi descontinuado, mas o município optou por manter a unidade em funcionamento.

A implementação do modelo cívico-militar nas escolas estaduais da região segue em debate, com a audiência pública como um momento importante para discutir os prós e contras da iniciativa e seus impactos na educação local.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.