CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

40% das pessoas que moram em Ribeirão Preto foram ao cinema em 2024

Fundação Seade aponta o que a população de SP acha da qualidade, oferta e uso de serviços culturais; veja o recorte do município
cinema Ribeirão Preto
Fundação Seade aponta o que a população de SP acha da qualidade, oferta e uso de serviços culturais; veja o recorte do município

Fundação Seade aponta o que a população de SP acha da qualidade, oferta e uso de serviços culturais; veja o recorte do município

Ribeirão Preto e região: um olhar sobre a oferta cultural

Pesquisa aponta percepção da população sobre a cultura

Uma pesquisa da Fundação Seade, realizada entre 2018 e 2023, investigou a percepção da população paulista sobre a oferta e qualidade dos serviços culturais. Em Ribeirão Preto, os dados revelam que 40% das pessoas foram ao cinema, 31% visitaram museus, e 53% assistiram a shows ou espetáculos de dança e música no último ano. Apesar disso, um dado chama atenção: 90% da população local relatou desejar mais atividades culturais na cidade.

Contrapontos: oferta x percepção

A presidente do Conselho de Políticas Culturais de Ribeirão Preto, Mariângela Quartrim, questiona os 90% da pesquisa, considerando a alta participação da cidade em editais culturais e a grande produção local. Ela argumenta que o problema não reside na falta de oferta, mas sim na divulgação e no hábito de procurar por atividades culturais. A pesquisa da Seade, baseada em entrevistas telefônicas, avalia a percepção da população, não o número de eventos realizados. Mariângela destaca a importância da união entre a Secretaria de Cultura e a pasta da Educação para a formação de público.

Incentivos e desafios para o futuro

Nos últimos anos, Ribeirão Preto recebeu incentivos governamentais para a produção e circulação cultural por meio de editais. A maioria das ações financiadas é gratuita, indicando que o acesso financeiro não é o principal obstáculo. A falta de verba na Secretaria de Cultura nos últimos anos é um ponto de preocupação, mas há expectativa de mudanças com a nova administração. O Conselho de Políticas Culturais busca aumentar o orçamento e trabalhar em conjunto com a educação para formar o público e divulgar melhor as atividades culturais disponíveis.

A discussão sobre a oferta cultural em Ribeirão Preto evidencia a complexidade da questão, que envolve não apenas a produção de eventos, mas também a percepção da população, a divulgação e a formação de público. Ações conjuntas entre diferentes setores são fundamentais para garantir o acesso e o desenvolvimento da cultura na região.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.