CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

43 lojas invadidas e 11 carros arrastados; são-carlenses somam os prejuízos da tempestade de quarta (7)

Cidade teve diversos pontos de alagamentos depois da chuva de 80 milímetros em apenas 15 minutos no começo da tarde
tempestade São Carlos
Cidade teve diversos pontos de alagamentos depois da chuva de 80 milímetros em apenas 15 minutos no começo da tarde

Cidade teve diversos pontos de alagamentos depois da chuva de 80 milímetros em apenas 15 minutos no começo da tarde

São Carlos sofreu grandes estragos após fortes chuvas na última quarta-feira. De acordo com levantamento da prefeitura, 43 lojas foram atingidas, 11 veículos arrastados, além de quedas de árvores, erosões, alagamentos e danos em escolas.

Danos na infraestrutura

O muro de uma ponte sobre o córrego Gregório sofreu danos, e as grades que contornam o córrego na região dos camelôs precisaram ser interditadas. Houve também o colapso de uma cobertura na Rua Júlio Salles. Além da região central, algumas unidades escolares foram atingidas por alagamentos e queda de árvores. A EMEB Angelina Daione de Mello e a escola Maria Lúcia Marrara tiveram aulas suspensas devido aos danos. A prefeitura afirma que o departamento de manutenção da Secretaria Municipal de Educação está tomando providências para recuperação das unidades escolares.

Ações da prefeitura e dos bombeiros

A prefeitura realizou a limpeza na região central, e o trânsito flui normalmente nas vias que haviam sido interditadas. O Corpo de Bombeiros atendeu a nove ocorrências de queda de árvores sobre veículos e edificações, além de outras 29 árvores caídas. Não houve registro de deslizamentos, desabamentos ou acidentes por conta das enchentes. Os pontos com mais acionamentos foram a Praça do Mercadão, rotatória do Cristo, pontilhão da Fepasa, praça do CDHU e o pontilhão da Rua Lourenço e no Centine.

Ajuda para creche atingida

Uma creche filantrópica solicita ajuda da população após os danos causados pelas chuvas. A unidade está promovendo uma vaquinha para arrecadar R$ 50 mil para reparos. A creche, que pertence a uma igreja, atende cerca de 120 crianças de até três anos e onze meses de forma gratuita. A chuva intensa, com aproximadamente 70 milímetros em apenas 15 minutos (equivalente a 35% da média de chuva para todo o mês de fevereiro), causou grande impacto, principalmente na cabeceira do córrego Gregório, que atravessa o centro da cidade. Apesar dos danos materiais, felizmente não houve vítimas.

Após a tempestade, os esforços se concentram na recuperação dos danos e na prevenção de novos problemas com chuvas futuras. A cidade espera que as próximas chuvas sejam menos intensas e que a situação se normalize o mais breve possível.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.