Vinicultor Mauricio Orlov conta no ‘Nossa Gente’ sobre as técnicas usadas nos vinhos produzidos em Franca
Apresentação de Daniela Lemos e Maurício Orlove, vitivinicultor da vinícola Arcano, em Franca, interior de São Paulo. O programa aborda a produção de vinho na região, tradicionalmente conhecida pela produção de calçados e café.
De São Paulo a Franca: Uma Mudança de Rumos
Maurício Orlove, administrador de empresas, conta sua trajetória profissional na TV Globo e posterior mudança para Franca em 1994. A chegada à cidade, no dia da morte de Ayrton Senna, marcou o início de uma nova fase em sua vida. A experiência em Franca, inicialmente no setor calçadista, culminou em um sonho antigo: plantar uvas e produzir vinho na região.
O Desafio de Plantar Uvas na Terra do Calçado
A ideia de produzir vinho em Franca, região não tradicional para a viticultura, era um desafio. Orlove, em parceria com Fernando, seu contador, buscou conhecimento e informações, viajando e conversando com especialistas. A descoberta da técnica da dupla poda, desenvolvida pelo Dr. Murilo de Albuquerque Regina, foi fundamental para o sucesso do projeto. Essa técnica permite o cultivo de uvas em regiões com clima menos propício, adaptando o ciclo da videira ao inverno, com dias quentes e noites frias.
O Terroir Perfeito e o Futuro do Vinho em Franca
A busca pelo terroir ideal levou dois anos e meio, com a avaliação de cerca de 70 propriedades. A escolha recaiu sobre uma área com as características ideais: solo com boa drenagem, muita pedra, exposição solar leste-oeste e altitude adequada. A Arcano, com sua quinta safra, demonstra o sucesso do empreendimento, produzindo vinhos de alta qualidade em uma região inusitada. A produção de vinho em Franca representa não apenas um sucesso econômico, mas também uma demonstração de que mudanças radicais e a busca por sonhos são possíveis, mesmo em um contexto de estabilidade profissional prévia.



