CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

A beleza arquitetônica das igrejas na região de Ribeirão Preto

Capela de Santo Antônio, Matriz Bom Jesus da Cana Verde... edifícios religiosos podem compor um belo roteiro de viagem!
Igrejas Ribeirão Preto
Capela de Santo Antônio, Matriz Bom Jesus da Cana Verde... edifícios religiosos podem compor um belo roteiro de viagem!

Capela de Santo Antônio, Matriz Bom Jesus da Cana Verde… edifícios religiosos podem compor um belo roteiro de viagem!

A região possui um rico patrimônio religioso, com igrejas e capelas que carregam consigo histórias e belezas arquitetônicas. Um roteiro turístico pelas igrejas históricas da região pode ser uma ótima opção para quem busca conhecer um pouco mais da cultura local.

Catedral de Batatais e outras Obras de Cândido Portinari

A imponente Catedral de Batatais destaca-se pelas 28 obras de Cândido Portinari, incluindo 14 telas que representam a Via Sacra. Localizada em um ponto alto da cidade, sua arquitetura e as obras de arte são admiradas de diversos pontos da região. A beleza do local se estende também à praça ao redor, com sua charmosa Tupiaria.

Capelas e Igrejas Históricas: Brodósqui, São Simão e Santa Rita do Passa Quatro

Além de Batatais, outras cidades guardam preciosidades religiosas. Em Brodósqui, a pequena capela de Santo Antônio abriga uma tela de Santo Antônio de 1942, pintada por Portinari. Em São Simão, a matriz, além de sua arquitetura antiga e pinturas, guarda uma escultura em madeira feita pelo fundador do município, Simão da Silva, em cumprimento de uma promessa. A cidade também apresenta curiosidades como uma gruta e uma formação rochosa que lembra um dinossauro. Já em Santa Rita do Passa Quatro, a igreja encanta com suas pinturas detalhadas e relíquias de Santa Rita.

Outras Igrejas e a Preservação do Patrimônio

Para completar o roteiro, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Tuverava, edificada entre 1820 e 1840 pela instituição Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, merece destaque. Sua arquitetura simples, porém sofisticada, conta a história da religiosidade dos escravizados. A preservação dessas igrejas e capelas é fundamental para manter viva a história e a cultura da região, permitindo que as futuras gerações apreciem a beleza e o significado desses locais.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.