Ouça a coluna ‘CBN Economia’, com Nelson Rocha Augusto
Medidas econômicas recentes: impactos e perspectivas
Análise das novas medidas governamentais
As novas medidas econômicas são positivas e caminham na direção correta, principalmente ao facilitar o fluxo de caixa do comércio. A antecipação de vendas com cartão de crédito, que representam uma parcela significativa das vendas no Brasil, será beneficiada. Além disso, as empresas poderão reduzir custos operacionais com as novas medidas. O acesso a crédito diferenciado para médias empresas também é um ponto positivo, assim como a compensação de impostos por meio de créditos tributários.
Cenário de fim de ano e cautela do consumidor
Apesar das medidas positivas, a recuperação econômica não será imediata. O cenário para o Natal é de cautela por parte dos consumidores, que estão mais preocupados com o futuro e com o pagamento de contas. A insegurança econômica, marcada pelo desemprego, instabilidade política e mudanças de governo e políticas, leva a um comportamento mais conservador. A expectativa é de que as vendas de Natal não sejam tão expressivas quanto em anos anteriores.
Leia também
Perspectivas de médio prazo e consumo consciente
A redução do endividamento das famílias, impulsionada pelas medidas governamentais que permitem acesso a parte do FGTS para quitar dívidas, é um fator positivo para o médio prazo. Embora o consumo esteja contido no momento, essa redução da dívida cria condições para um aumento do consumo no futuro. Apesar da prudência ser necessária, é importante lembrar que as pessoas precisam celebrar momentos importantes como o Natal, mesmo em tempos difíceis.