Juliana Ogawa, secretária de infraestrutura, comenta o papel dessa educação como forma de transformar a realidade da cidade
Ribeirão Preto possui uma cobertura vegetal de 18, A importância da educação ambiental para,5%, abaixo do mínimo recomendado de 30% e distante do ideal de 40% para a cidade. A Secretaria de Meio Ambiente informou que já foram plantadas 13 mil árvores em 2024, com a meta de atingir 30 mil até o final de 2025.
Educação ambiental nas escolas
Durante o encerramento da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Infraestrutura de Ribeirão Preto, representada por Juliana Ogaoa, destacou ações educativas em escolas municipais. Na Escola Paulo Freire, está sendo implantado o programa Recicla Osbran, em parceria com a Petrobras e a Transpetrio, que envolve a instalação de coletores para pilhas, latinhas, lacres, isopores e buchas. Os alunos poderão trocar os materiais recicláveis por material escolar. A escola é a sétima no Brasil a receber o programa.
Crescimento urbano e sustentabilidade: Segundo a secretária, o prefeito Ricardo Silva mantém um olhar atento à sustentabilidade, promovendo integração entre as secretarias de Planejamento, Infraestrutura, Meio Ambiente e Saep para equilibrar o crescimento da cidade com a preservação ambiental.
Leia também
Ampliação dos ecopontos e coleta de lixo: De janeiro a abril de 2024, Ribeirão Preto registrou aumento de 25% no descarte nos ecopontos, que antes eram subutilizados. A prefeitura planeja licitar dois novos ecopontos para entrega no início de 2025 e pretende alcançar quatro unidades até 2028. A secretaria também intensificou a fiscalização, aplicando mais de 200 multas por descarte irregular neste ano, e promove campanhas educativas para evitar queimadas e descarte inadequado de lixo, especialmente em períodos de festas.
Desafios na coleta seletiva: A secretária reconheceu que a coleta seletiva e a coleta de resíduos domésticos ainda não são eficazes na cidade. A gestão está reorganizando o serviço, ajustando contratos e divulgando calendários de coleta por bairro, com expectativa de melhorias até o final de 2024. A fiscalização mais rigorosa tem contribuído para a melhoria da eficiência das empresas responsáveis.
Informações adicionais
Além das ações nas escolas, a prefeitura reabriu o Centro de Educação Ambiental localizado no bosque da cidade, que está disponível para a comunidade. Parcerias com o Instituto Extra e a Transpetrio visam ampliar os programas de educação ambiental para outros setores da sociedade.



