CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

A importância da imunização para grupos prioritários

Cobertura vacinal contra a gripe, febre amarela e dengue, por exemplo, é fundamental para salvar vidas; saiba mais
A importância da imunização para grupos
Cobertura vacinal contra a gripe, febre amarela e dengue, por exemplo, é fundamental para salvar vidas; saiba mais

Cobertura vacinal contra a gripe, febre amarela e dengue, por exemplo, é fundamental para salvar vidas; saiba mais

A diretora de imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, A importância da imunização para grupos, Lígia Nerger, destacou a importância da vacinação contra a gripe antes do período de maior circulação do vírus, que ocorre no inverno. Segundo ela, o vírus da influenza pode causar complicações graves, internações e óbitos, especialmente em grupos prioritários.

Vacinação contra a gripe: Desde 2021, a adesão à vacinação contra a gripe tem apresentado queda. Em 2024, a cobertura vacinal no estado de São Paulo está em 21,4%, muito abaixo da meta de 90%. Em 2023, a cobertura nos grupos prioritários foi de 54%. O Ministério da Saúde incluiu no calendário de 2025 a vacinação para crianças, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, além de grupos especiais como pessoas com comorbidades, indígenas, quilombolas, população privada de liberdade e profissionais da saúde e educação.

Disponibilidade e acesso às vacinas: A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde dos municípios. Após o Dia D de vacinação, as doses podem ser encontradas nos horários regulares de funcionamento das unidades. A proteção imunológica é alcançada cerca de 15 dias após a aplicação da vacina.

Outras vacinas em destaque: Além da vacina contra a gripe, a Secretaria de Saúde prioriza a vacinação contra a dengue para pessoas de 10 a 14 anos, que devem receber duas doses com intervalo de três meses. Também há foco na vacinação contra o sarampo, recomendada para pessoas entre 12 meses e 29 anos, com pelo menos duas doses, e para pessoas acima de 30 anos, com pelo menos uma dose. O Brasil recebeu em 2024 o certificado de eliminação do sarampo, mas há casos confirmados no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro, além de surtos em outros países, o que reforça a necessidade da vacinação.

Febre amarela e situação em Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto, foram confirmadas quatro mortes de primatas não humanos por febre amarela em dezembro de 2024. A região, junto com Campinas e Presidente Prudente, está em intensificação da vacinação contra a febre amarela. A vacina está disponível para pessoas a partir de nove meses, e em áreas de circulação do vírus a partir de seis meses, com necessidade de revacinação para doses aplicadas antes dos nove meses. Também é recomendada para pessoas com 60 anos ou mais, devido ao risco de casos graves e óbitos.

A vacinação contra a febre amarela é a única forma eficaz de proteção contra a doença, e Ribeirão Preto tem realizado campanhas específicas desde o início de 2025 para evitar casos humanos.

Informações adicionais

Gestantes fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra a gripe e podem receber a vacina em qualquer unidade de saúde. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disponibiliza em seu site a plataforma “Vacinas sem dúvidas”, que oferece informações sobre todas as vacinas do calendário oficial, auxiliando no combate à desinformação e hesitação vacinal.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.