Silas Nogueira conversou com a CBN Ribeirão
Após uma Copa do Mundo que gerou descontentamento entre os brasileiros, as atenções se voltam para as eleições. Mas será que o desempenho em campo influencia as decisões nas urnas? E quais estratégias serão adotadas pelos candidatos? Para analisar essa questão, conversamos com o professor de sociologia, Silas Nogueira.
A Copa do Mundo e o Contexto Político
Professor Nogueira avalia que a Copa pode influenciar em algum nível, mas não de forma decisiva. O resultado, assim como a Copa em geral, está inserido em um contexto histórico e político do país. A eleição é apenas um aspecto da vida política da sociedade.
O Uso Eleitoral da Copa do Mundo
A tentativa de usar eventos como a Copa para fins eleitorais não é novidade. Durante a ditadura, a Copa de 70 foi utilizada para promover uma imagem de país próspero. As forças políticas tentam usar o grande evento para obter benefícios, mas a relação não é tão simples. Um resultado negativo pode mudar o humor da população e interferir na leitura do cenário político.
Leia também
O Eleitor e a Informação
O eleitor está mais atento e informado, mas o excesso de informação nem sempre leva a um voto mais consciente. Com tantas informações disponíveis, o eleitor pode ou não desenvolver um pensamento político mais crítico. Se o Brasil tivesse tido um desempenho excepcional na Copa, isso poderia ser usado como instrumento nas campanhas, mas não de forma decisiva, pois não separaria isso dos outros problemas do país.
A derrota na Copa pode abrir espaço para uma leitura mais crítica por parte do eleitor.



