CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

A partir de qual idade cães e gatos são considerados idosos? Confira!

Ouça a coluna 'CBN Pet News' com Gelson Genaro
idade cães gatos
Ouça a coluna 'CBN Pet News' com Gelson Genaro

Ouça a coluna ‘CBN Pet News’ com Gelson Genaro

Os efeitos da idade afetam todos, inclusive nossos pets. Animais idosos precisam de cuidados especiais, prevenção de doenças e compreensão de suas limitações. Mas como identificar se seu bichinho está entrando na terceira idade?

Identificando a Velhice em Pets

Não existe uma idade exata, pois varia com a espécie, porte e histórico de vida do animal. Para cães e gatos, a velhice começa a se manifestar por volta dos 8, 10 ou 12 anos. Animais bem cuidados, com boa alimentação e vacinação, tendem a ter uma melhor qualidade de vida na velhice. Já aqueles que passaram por dificuldades na infância podem apresentar mais limitações.

Doenças Comuns na Velhice

Problemas de visão, como catarata, são frequentes em cães idosos. É possível observar um fundo branco no olho do animal ao direcionar uma luz. Dores nas articulações (artrose) e problemas de coluna também são comuns. Além disso, o ciclo de sono se altera, com períodos de sonolência mais frequentes. É importante ter paciência e adaptar-se às mudanças de comportamento do pet.

Cuidados Essenciais na Terceira Idade

A alimentação deve ser adaptada à idade do animal, com rações específicas que contenham os nutrientes adequados para a fase. Visitas regulares ao veterinário são cruciais, com frequência semestral a partir dos 5, 7 ou 8 anos, e ainda mais frequentes caso o pet tenha doenças crônicas. Diagnósticos precoces permitem um tratamento mais eficaz e melhor qualidade de vida para o animal. O mais importante é oferecer muito carinho, paciência e atenção aos nossos amigos de quatro patas nessa fase da vida.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.