CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

A relação entre futebol, cultura e sociedade

João Túbero recebe a Profª. Drª. Júlia Barreira, docente do departamento de Ciência do Esporte da UNICAMP
futebol cultura sociedade
João Túbero recebe a Profª. Drª. Júlia Barreira, docente do departamento de Ciência do Esporte da UNICAMP

João Túbero recebe a Profª. Drª. Júlia Barreira, docente do departamento de Ciência do Esporte da UNICAMP

O programa Nas Quatro Linhas, da CBN Ribeirão Preto, recebeu a professora Júlia Barrera, doutora em Educação Física pela Unicamp, para discutir a relação entre cultura e futebol e a importância do esporte como objeto de estudo.

Futebol como Fenômeno Complexo

Barrera destacou a complexidade do futebol, que envolve aspectos técnicos, táticos, físicos, emocionais e socioculturais. A pesquisa científica, segundo ela, frequentemente fragmenta o estudo desses fatores para melhor análise, embora o ideal seria uma abordagem simultânea. A pesquisadora ressaltou a necessidade de pesquisadores de diferentes áreas contribuírem para uma compreensão holística do esporte.

O Olhar Reducionista da Mídia

O programa questionou se a ênfase da mídia esportiva em aspectos táticos e técnicos do futebol resulta em uma visão reducionista do esporte. Barrera concordou que, embora a discussão tática seja relevante, ela não abrange a complexidade do jogo. No caso do futebol feminino, por exemplo, a evolução tática deve ser contextualizada dentro de fatores socioculturais e históricos.

Futebol Feminino e Transformações Sociais

A evolução do futebol feminino foi discutida, enfatizando a indissociabilidade entre o desenvolvimento esportivo e as transformações sociais mais amplas. A melhora no desempenho das jogadoras nos últimos anos é atribuída à profissionalização e a melhores condições de treino, que só foram possíveis devido a mudanças socioculturais e políticas. A professora apontou a necessidade de ações para enfrentar a desigualdade entre o futebol masculino e feminino, incluindo melhorias nas competições, formação de treinadoras e a conscientização sobre a violência de gênero no esporte.

O programa também abordou a naturalização da violência no futebol, seja por parte de torcedores ou até mesmo de pais e mães em categorias de base. Barrera destacou a importância da educação e da formação para criar um ambiente mais seguro e combater a violência. Finalizando, a discussão se voltou para a globalização do futebol e a possível perda de expressões culturais locais. Barrera argumentou que, embora a globalização seja positiva para a troca de informações e experiências, é importante preservar a identidade cultural de cada contexto.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.