Ouça a coluna ‘CBN Multimídia’, com Edmo Bernardes
A propaganda boca a boca sempre foi reconhecida por sua eficácia, mas, cada vez mais, ela tem sido complementada ou até mesmo substituída pelos posts na internet. Um conteúdo que “cai na web” pode se espalhar rapidamente, alcançando milhares de pessoas, próximas ou distantes, com um impacto potencialmente enorme.
O Poder da Boca da Internet
Antigamente, dizíamos que algo “caiu na boca do povo”. Hoje, com o advento da internet, podemos dizer que existe também a “boca da internet”. As empresas estão cada vez mais atentas ao que se fala sobre seus produtos e serviços online. Se um cliente posta uma crítica sobre um produto, muitas vezes a empresa responde rapidamente, demonstrando a importância que dão ao feedback online.
Ações Sociais e Visibilidade
Mesmo empresas que não investem diretamente em campanhas na mídia eletrônica podem se beneficiar da visibilidade online. Um exemplo notável é a campanha da UNICEF com o “Hally Pop” na Coreia. A agência de publicidade criou um boneco que se levantava à medida que as pessoas depositavam moedas, simbolizando a melhora nas condições de vida de crianças carentes. A campanha, que não teve investimento financeiro significativo, viralizou e demonstrou o poder da criatividade e do engajamento online.
Leia também
Cuidado com a Antipropaganda
Assim como a internet pode impulsionar uma marca, ela também pode ser cruel na antipropaganda. Por isso, muitas empresas utilizam ferramentas de monitoramento para acompanhar o que se diz sobre elas nas redes sociais. Bancos, por exemplo, monitoram menções negativas no Twitter e Facebook e entram em contato com os clientes para resolver problemas. A tecnologia está aí para ajudar, e todos precisam se adequar.
A capacidade de resposta e adaptação às novas ferramentas digitais se tornaram essenciais para empresas e organizações em um mundo cada vez mais conectado.



