CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Abaixo-assinado busca 23 mil assinaturas para diminuir, em 50%, os salários dos políticos de Ribeirão na pandemia

Proposta já teve a adesão de cinco mil pessoas; ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes
salários políticos Ribeirão
Proposta já teve a adesão de cinco mil pessoas; ouça a coluna 'De Olho na Política' com Marcelo Fontes

Proposta já teve a adesão de cinco mil pessoas; ouça a coluna ‘De Olho na Política’ com Marcelo Fontes

Em Ribeirão Preto, um abaixo-assinado digital propõe reduzir em 50% os salários de políticos durante a pandemia. A iniciativa, que precisa de 23 mil assinaturas para se tornar um projeto de lei de iniciativa popular, já conta com cerca de 5 mil adesões.

Objetivo da proposta

A proposta visa diminuir os salários do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, vereadores e seus assessores diretos. O idealizador argumenta que essa medida faria com que os políticos vivenciassem a realidade financeira da população, que enfrenta dificuldades econômicas devido à pandemia.

Viabilidade da proposta

A aprovação do projeto enfrenta desafios. Além da necessidade de atingir o número de assinaturas, há questões jurídicas a serem analisadas, incluindo a constitucionalidade da proposta. Um projeto semelhante foi discutido na Câmara Municipal no ano passado, mas não avançou. A aprovação dependeria da Câmara Municipal e, posteriormente, poderia haver questionamentos jurídicos por parte da prefeitura.

Próximos passos e considerações

Para que a proposta avance, é necessário alcançar as 23 mil assinaturas. Após isso, o projeto passará por análise na Câmara Municipal, que verificará se todos os ritos foram seguidos. Mesmo com a aprovação na Câmara, a prefeitura pode recorrer judicialmente. A utilização dos recursos economizados com a redução salarial também é um ponto crucial, devendo ser destinada ao combate e prevenção ao coronavírus.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.