CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Abertura de envelopes com propostas para projeto de captação de água do Rio Pardo é cancelada

Valores oferecidos seriam conhecidos ontem (21), mas recurso do consórcio 'Águas do Rio Pardo' suspendeu o trâmite
captação de água
Valores oferecidos seriam conhecidos ontem (21), mas recurso do consórcio 'Águas do Rio Pardo' suspendeu o trâmite

Valores oferecidos seriam conhecidos ontem (21), mas recurso do consórcio ‘Águas do Rio Pardo’ suspendeu o trâmite

A abertura dos envelopes com as propostas para a licitação da contratação de empresa que elaborará estudos e o projeto básico para captação de água do Rio Pardo, em Ribeirão Preto, foi cancelada pela Secretaria Municipal de Administração. A definição das propostas financeiras, prevista para ontem, foi adiada.

Suspensão da Licitação

Um recurso impetrado pelo consórcio Águas do Rio Pardo suspendeu o processo por mais cinco dias úteis. A Prefeitura não divulgou os motivos do questionamento. A comissão de licitação da Secretaria de Administração analisará o caso, e a licitação deve ser retomada após esse período.

Segunda Tentativa e Necessidade de Novos Recursos Hídricos

Esta é a segunda tentativa da Prefeitura de contratar uma empresa para realizar os estudos. A primeira licitação, aberta em dezembro de 2023 e encerrada em fevereiro de 2024, ficou deserta por falta de interessados. A Secretaria de Administração possui autorização da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para utilizar três metros cúbicos por segundo da água do Rio Pardo. Atualmente, o abastecimento de Ribeirão Preto depende totalmente do Aquífero Guarani, mas estudos geológicos indicam queda nos seus níveis, justificando a busca por novas fontes.

Avanços no Saneamento e Redução de Perdas

O programa de gestão, controle e redução de perdas da Saep (Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto) busca reduzir em 50% as perdas totais de água na cidade. Dados de 2024, referentes ao período anterior, mostram uma redução de 43,64% nas perdas totais do sistema de distribuição de água, segundo o ranking de saneamento básico das 100 maiores cidades.

Após o período de suspensão, a licitação será retomada, permitindo que a cidade avance em seus planos de garantir o abastecimento de água para a população.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.