CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abordagem inédita mostra que fungo aplicado na pastagem é capaz de controlar carrapato-do-boi

Entenda sobre a pesquisa no 'Giro do Agro' com Gleice Lira
carrapato do boi
Entenda sobre a pesquisa no 'Giro do Agro' com Gleice Lira

Entenda sobre a pesquisa no ‘Giro do Agro’ com Gleice Lira

Controle Biológico Inovador de Carrapatos

Pesquisadores da Embrapa, em parceria com universidades e uma empresa estadunidense, desenvolveram uma nova técnica para o controle de carrapatos em bovinos. Ao invés do método tradicional de aplicação de produtos diretamente nos animais, a abordagem inédita consiste na aplicação de formulações granulares secas contendo um fungo nas pastagens.

Eficácia comprovada

Experimentos demonstraram a alta eficácia dessa técnica. Como cerca de 95% da população de carrapatos vive no pasto, e não nos animais, a aplicação do fungo diretamente no ambiente onde eles se reproduzem se mostrou altamente eficaz no controle da infestação. As fêmeas depositam seus ovos no solo, e as larvas que eclodem são afetadas pelo fungo, impedindo que se desenvolvam e parasitem os animais.

Fungos como agentes de biocontrole

O pesquisador Everton Fernandes, da UFG, destaca que o controle biológico por fungos já é amplamente utilizado na agricultura para o controle de pragas. Neste estudo, os pesquisadores adaptaram essa técnica para o controle de carrapatos, utilizando um fungo vivo que causa uma infecção letal no inseto, em vez de toxinas ou proteínas que causam morte imediata. Essa é a primeira vez que essa estratégia é aplicada ao controle de carrapatos em bovinos.

Essa nova abordagem representa um avanço significativo no controle de carrapatos, oferecendo uma alternativa eficaz e sustentável aos métodos tradicionais. A utilização de fungos como agentes de biocontrole demonstra o potencial da pesquisa científica para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios do agronegócio.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.