CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Abril é mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Apesar de ser amplamente conhecido, ainda há muito preconceito a respeito das pessoas diagnosticadas com TEA na sociedade
Abril é mês de conscientização sobre
Apesar de ser amplamente conhecido, ainda há muito preconceito a respeito das pessoas diagnosticadas com TEA na sociedade

Apesar de ser amplamente conhecido, ainda há muito preconceito a respeito das pessoas diagnosticadas com TEA na sociedade

Marina Braung Marães, Abril é mês de conscientização sobre, mãe de João, de 9 anos, relata o desafio de conviver com o diagnóstico de autismo do filho, feito há quase seis anos. Segundo ela, além do amor, é fundamental buscar conhecimento, informação e terapia para promover o desenvolvimento da criança.

Marina destaca que enfrenta dificuldades constantes, especialmente a desinformação e a tendência de algumas pessoas em minimizar o diagnóstico, questionando se João realmente é autista, pois não apresentam sinais visíveis no rosto da criança. Ela ressalta que o transtorno está presente internamente e traz muitos desafios.

Conscientização e inclusão: A campanha de conscientização do autismo, realizada em abril, tem como objetivo promover a discussão sobre os direitos e necessidades das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) na sociedade e nas políticas públicas e privadas, buscando ambientes mais acolhedores e inclusivos.

Definição médica: A Sociedade Brasileira de Pediatria define o autismo como um transtorno do desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades na comunicação e na interação social.

Ações em Ribeirão Preto: Em Ribeirão Preto, dois shoppings implementaram ações para melhorar a experiência de visitantes com autismo. Mayra Lisa Ferrari, gerente de marketing, explica que os empreendimentos oferecem vagas de estacionamento exclusivas e identificadas, abafadores de ruído, cordões de identificação e sessões de cinema adaptadas, com volume reduzido, luzes levemente acesas e sem trailers ou propagandas.

Importância da adaptação: Sumayah Sohwen, psicóloga do Centro de Psicoterapia e Gestão da Emoção, enfatiza que ambientes adaptados são essenciais para a inclusão, beneficiando tanto as pessoas com autismo quanto os demais frequentadores e funcionários. Ela afirma que a conscientização social e a facilitação da convivência contribuem para uma experiência mais leve, alegre e tranquila para todos.

Entenda melhor

O transtorno do espectro autista (TEA) afeta a comunicação e a interação social, e a inclusão social depende de adaptações nos ambientes e da conscientização da sociedade para respeitar as necessidades dessas pessoas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.