CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Abril tem alta em pedidos de recuperação judicial

Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 46%
Recuperação judicial
Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 46%

Se comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento é de 46%

Em abril, durante o período de quarentena, era esperado um impacto negativo nos negócios devido à redução da circulação de pessoas e queda no consumo. Um boletim do Seras Xp revelou um aumento de 46% nos pedidos de recuperação judicial em comparação ao mesmo mês do ano anterior, saltando de 82 para 129.

Impacto da Pandemia nos Pedidos de Recuperação Judicial

O economista Luiz Rabi, da instituição, aponta que o número de pedidos poderia ter sido ainda maior se não fossem as dificuldades operacionais dos cartórios e varas, que funcionaram de forma precária devido às medidas de isolamento social. Essa situação dificultou o ingresso de pedidos de recuperação judicial e outros trâmites burocráticos, como protestos e pedidos de falência.

Cenário Econômico e Perspectivas Futuras

Apesar da similaridade entre o número de pedidos de abril de 2020 (120) e abril de 2019 (124), a expectativa é de um aumento significativo nos próximos meses. A lenta retomada da economia, com aumento das demissões, restrições de crédito e queda no consumo, indica que a situação não deve melhorar a curto prazo. As micro e pequenas empresas, e as mais recentes, serão as mais afetadas. De janeiro a abril de 2020, foram registrados 377 pedidos de recuperação judicial, número próximo aos 371 registrados no mesmo período de 2019. Entretanto, a partir de maio, essa diferença deve aumentar, principalmente nos setores de serviços.

Proposta de Lei para Auxílio às Empresas

Para mitigar os impactos da pandemia, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que altera temporariamente as regras de recuperação judicial e renegociação de dívidas. Se aprovado e sancionado pelo presidente, o projeto terá validade até 31 de dezembro de 2020, em todo o território nacional, oferecendo um suporte crucial às empresas em dificuldades.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.