Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Marisa Fernandes
O movimento Maio Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e a prevenção de acidentes, visando reduzir o número de mortes, feridos e pessoas com sequelas. A iniciativa, que se inspira em campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, busca alertar motoristas e motociclistas sobre os riscos e as consequências da imprudência.
Ações Integradas para a Conscientização
Diversas entidades, como o Corpo de Bombeiros, o SAMU, a Transerp e ligas de trauma de universidades, uniram forças para promover ações educativas. O Capitão Quintino destaca a realização de um pedágio educativo com alunos das ligas de trauma, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes. A campanha também utiliza a internet como plataforma, incentivando a postagem de ideias e práticas que possam contribuir para a redução de acidentes no site mailamarelo.com.br.
O Papel do Gapati e a Prevenção entre Jovens
Erica Veríssimo, coordenadora do Gapati, um grupo de prevenção de acidentes, ressalta que o Maio Amarelo é um movimento contínuo, com ações realizadas ao longo de todo o ano, intensificadas em maio. O site da campanha permite o cadastro de ações realizadas por pessoas, empresas e órgãos, facilitando a troca de ideias e a inspiração entre diferentes municípios. Em Ribeirão Preto, o programa ‘Parte’, realizado em parceria com a Secretaria da Saúde, HC, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Corpo de Bombeiros, SAMU, Polícia Militar e voluntários, leva alunos ao hospital para vivenciar a realidade do trauma e conversar com pessoas que sofreram sequelas de acidentes.
Leia também
Pedágio Amarelo e Estatísticas Alarmantes
No dia 21, será realizado o evento ‘Pedágio Amarelo’ em cruzamentos das Avenidas Independência e Meira Júnior, em Ribeirão Preto. O Capitão Quintino explica que a ação foi intensificada nesses locais devido ao aumento expressivo no número de acidentes com vítimas registrado na Avenida Independência no segundo semestre do ano passado. O objetivo é promover discussões sobre a responsabilidade de cada cidadão no trânsito e conscientizar a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos.
O Corpo de Bombeiros acredita que pode ir além da atuação em emergências, mobilizando a sociedade para trabalhar preventivamente em diversos segmentos, incluindo os acidentes de trânsito. Essa atuação preventiva é fundamental para diminuir o número de ocorrências e construir um trânsito mais seguro para todos.



