CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ACI aponta que os critérios do Plano São Paulo são incoerentes

Dorival Balbino afirma que as aglomerações no transporte público proliferam mais o vírus do que a abertura de bares
Plano São Paulo
Dorival Balbino afirma que as aglomerações no transporte público proliferam mais o vírus do que a abertura de bares

Dorival Balbino afirma que as aglomerações no transporte público proliferam mais o vírus do que a abertura de bares

Ribeirão Preto regride para a fase laranja do Plano São Paulo, e empresários locais reagem.

Impacto no comércio local

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) esperava a regressão para a fase laranja, segundo seu presidente, Dorival Balbino. Ele critica os critérios utilizados pelo Plano São Paulo, afirmando que a medida afeta principalmente restaurantes e comércios considerados não essenciais, enquanto o transporte público, apontado como um dos principais vetores de transmissão do vírus, permanece sem fiscalização adequada. Balbino menciona ações judiciais anteriores contra as medidas restritivas, sem sucesso, demonstrando a dificuldade em reverter as decisões governamentais.

Preocupações do comércio varejista

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto (Sincovarpe), Paulo César Garciallopes, compartilha da preocupação com a regressão de fase. Apesar das restrições, ele destaca que o comércio consegue manter um fluxo de atividades, permitindo que a maioria dos trabalhadores continue atuando. Embora haja impacto negativo, principalmente para shoppings com redução no horário de funcionamento, Garciallopes ressalta o esforço de diálogo entre entidades e poder público para minimizar os danos econômicos.

Perspectivas e desafios

Tanto a ACIRP quanto o Sincovarpe esperavam a mudança de fase, embora a critiquem. A prioridade é a conscientização sobre a pandemia, buscando um equilíbrio entre a saúde pública e a manutenção das atividades econômicas. A situação demonstra a complexidade do gerenciamento da crise sanitária e seus reflexos na economia local, exigindo constante diálogo e busca por soluções que atendam a diferentes setores da sociedade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.