CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acidentes de trânsito mataram 854 pessoas em Ribeirão Preto na última década

Números têm aumentado, somente no começo deste ano nove pessoas morreram em batidas ou atropelamentos
Acidentes de trânsito mataram 854 pessoas
Números têm aumentado, somente no começo deste ano nove pessoas morreram em batidas ou atropelamentos

Números têm aumentado, somente no começo deste ano nove pessoas morreram em batidas ou atropelamentos

Nos últimos 10 anos, Ribeirão Preto registrou 854 mortes no trânsito, Acidentes de trânsito mataram 854 pessoas, incluindo duas ocorridas na segunda-feira (19), totalizando nove vítimas em 2025 até o momento, segundo dados do Infociga.

Dados de mortalidade no trânsito: Entre 2015 e 2019, Acidentes de trânsito mataram 854 pessoas, foram registradas 407 mortes no trânsito em Ribeirão Preto. Já no período de 2020 a 2024, o número aumentou para 447, representando um crescimento de 9,8%. Em 2025, até fevereiro, nove pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito na cidade.

Acidentes recentes e investigações: Na segunda-feira, duas mortes ocorreram em acidentes distintos. O primeiro aconteceu no cruzamento da Rua Florentino de Abreu com a Avenida Gerônimo Gonçalves, onde uma mulher de 84 anos, Antônia de Falco Nascimento, foi atropelada por um ônibus do transporte público. Imagens de câmeras de segurança mostram a vítima atravessando a rua e sinalizando para o ônibus, que a atingiu, causando sua morte instantânea. A polícia está investigando o caso, e o Consórcio Pró-Urbano, responsável pelo transporte coletivo, lamentou o ocorrido e informou que apurará a situação.

“O motorista, na posição que ele está elevado a mais ou menos 1,20m, 1,30m, contando dos pés deve ser 1,20m. Se o motorista é alguém com 1,80m, a visão dele praticamente está a mais de 2,5m de altura. O ângulo da frente que é na verdade sem frente, o ônibus, acontece que ele não vai conseguir enxergar uma pessoa até de 2m de altura nessa aproximação. É uma dinâmica que vai ser apurada em perícia.” — Ademar Padrão, advogado e especialista em trânsito

O segundo acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Independência com as avenidas Presidente Vargas e 9 de Julho. Um ciclista de 53 anos, Roberto Pereira de Lima, colidiu com um ônibus intermunicipal da empresa Rápido Oeste e morreu no local. A polícia e os bombeiros estiveram na cena, e a Polícia Civil deve investigar o caso. A empresa informou que, segundo testemunhas, o ciclista não teria respeitado a sinalização.

“Provavelmente o ciclista se confundiu com a sinalização, porque a faixa de ônibus vem no fluxo contrário. Ele se perdeu no meio, veio a colisão na lateral do ônibus, bateu a cabeça e veio ao óbito no local também. O ônibus estava na faixa de ônibus, respeitou a sinalização, respeitou o semáforo, não tinha nada de errado ali para o local.” — Tenente Alissa Bovo, Polícia Militar

Sinalização e segurança no trânsito: O cruzamento da Avenida Independência com as avenidas Presidente Vargas e 9 de Julho é considerado confuso por motoristas e moradores. Diversos relatos apontam dificuldades para entender a sinalização, que inclui muitos semáforos, faixas pintadas no chão e placas específicas para faixas de ônibus.

“Aquilo ali tem que ser destruído e ser construído de novo, de novo como cidadão, tá? Porque ali é totalmente confuso, já que o prefeito atual já fez uma intervenção mais correta na Dom Pedro, ele vai ter que rever rapidamente esse sistema viário da forma que está naquele cruzamento.” — Ademar Padrão

A RP Mob, empresa responsável pela sinalização, afirmou que o local está adequado conforme o Código Brasileiro de Trânsito, mas realizará uma nova vistoria técnica presencial. Caso sejam necessárias adequações, elas serão incluídas na programação da empresa.

Informações adicionais

A reportagem da CBN Ribeirão continuará acompanhando a situação e informará sobre quaisquer novidades relacionadas à segurança e sinalização no trânsito da cidade.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.