Comportamento dos motoristas está ligado diretamente aos incidentes, segundo estudo
Segundo dados do Infociga, órgão responsável pelo monitoramento de ocorrências de trânsito em São Paulo, 94% das mortes nas vias são causadas por mau comportamento ao volante. A maioria dos acidentes acontece quando os motoristas se distraem, realizando outras atividades ao invés de se concentrarem no trânsito.
Distração ao Volante: Reação Comprometida
Antônio Nelson Rodrigues da Silva, especialista em transporte pela USP, explica que a distração diminui o tempo de reação do condutor. Mesmo dentro do limite de velocidade, um veículo pode percorrer entre 50 e 80 metros em poucos segundos. Se o motorista não estiver atento ao que acontece nessa distância, um pedestre ou outro imprevisto pode causar um acidente. A utilização do celular, por exemplo, é um fator crucial nesse cenário, pois o tempo de reação se torna insuficiente.
Conscientização como Solução
O especialista destaca a falta de conscientização como um problema central. Muitas pessoas acreditam que acidentes e multas não as afetarão. Rodrigues da Silva defende a conscientização desde a infância, ensinando crianças, mesmo as que ainda não dirigem, a importância da atenção e responsabilidade no trânsito, seja em bicicletas ou outros veículos. A ideia é que elas entendam o impacto de suas ações, tanto em suas vidas como na dos outros.
Leia também
Mortes no Trânsito x Assassinatos
Uma comparação da Secretaria de Segurança Pública revela um dado alarmante: o número de mortes no trânsito supera o de assassinatos em São Paulo. Em 2023, foram registrados cerca de 8,1 homicídios a cada 100 mil habitantes, enquanto os acidentes de trânsito corresponderam a 13,2% das mortes por 100 mil habitantes. A conscientização se mostra crucial para reverter esse cenário e construir um trânsito mais seguro para todos.



