Nesta quinta-feira (20), um caminhão carregado com óleo vegetal caiu no Rio Grande após cair da ponte depois de uma batida
A ponte Gomercinho do Penteado, Acidentes na ponte que liga Colômbia, que liga a cidade de Colômbia, em São Paulo, à região de Planura, em Minas Gerais, registrou dois acidentes entre quarta-feira e ontem. A estrutura, que atravessa o Rio Grande, é uma das mais movimentadas na ligação entre São Paulo e Minas Gerais, sendo utilizada tanto por veículos de passeio quanto por transporte de carga. A ponte possui pista simples e é alvo frequente de reclamações devido ao perigo constante no local.
Acidentes recentes e consequências: O acidente mais grave envolveu um carro e um caminhão-tanque bitrem carregado com 60 litros de óleo vegetal. Segundo a Polícia Militar, o carro teria entrado na contramão e colidido com o caminhão, que rompeu a defensa de concreto e caiu no rio. Os dois motoristas foram socorridos com ferimentos leves para um hospital em Planura.
Devido à destruição do guarda-corpo da ponte, a passagem de pedestres foi bloqueada em um dos lados. A coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Marinha Nárcia, explicou que a passarela usada por pedestres e ciclistas está interditada. Além disso, a prefeitura de Planura suspendeu a captação de água do Rio Grande por conta da contaminação causada pelo óleo vegetal derramado. O secretário de Agricultura de Planura, Farlay Maciel Brito, informou que a cidade, com cerca de 11 mil habitantes, está sendo abastecida por caminhões-pipa enquanto a situação é controlada.
Leia também
Histórico e reformas da ponte: A ponte do Rio Grande foi inaugurada há 70 anos, em 1954. Em 2023, quase foi interditada devido à cheia do rio. Na mesma época, surgiram reclamações sobre problemas estruturais, o que motivou uma reforma realizada em abril do ano passado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit). Foram substituídos os rolamentos e as juntas de dilatação da ponte.
Estudos para construção de nova ponte
A coordenadora da Defesa Civil de Colômbia, Maria Inácia, aprovou os serviços realizados, mas destacou que a ponte ainda apresenta problemas e defendeu a construção de uma nova estrutura. Segundo ela, está em elaboração um estudo de impacto ambiental para a construção da nova ponte, em parceria com o Ministério Público Federal e outras entidades.
O estudo é necessário para avaliar o impacto da elevação do nível da água, já que a ponte atual foi construída antes da hidrelétrica e está localizada dentro da cota de inundação. Uma nova ponte com estrutura mais segura poderia evitar acidentes como os recentes. Até o momento, o Denit não informou o prazo para o início da nova obra.
Informações adicionais
A ponte Gomercinho do Penteado é uma via estratégica para o transporte entre São Paulo e Minas Gerais, especialmente para o transporte de cargas. A interdição parcial da passagem de pedestres e a suspensão da captação de água do Rio Grande impactam diretamente a população local, que depende de medidas emergenciais para o abastecimento.



