CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ACIRP aponta que Ribeirão perdeu mais de 8 mil postos trabalho de março a maio

Dados foram levantados com base nos dados do CAGED; o economista Gabriel Couto explicou o cenário atual
perda de empregos Ribeirão Preto
Dados foram levantados com base nos dados do CAGED; o economista Gabriel Couto explicou o cenário atual

Dados foram levantados com base nos dados do CAGED; o economista Gabriel Couto explicou o cenário atual

Ribeirão Preto enfrenta grave crise de desemprego

Perda significativa de empregos

De março a maio, Ribeirão Preto registrou a perda de 8.552 postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e do Ministério da Economia. Em 2019, no mesmo período, houve aumento de 700 vagas. A comparação com o mesmo período de 2019 mostra uma mudança drástica: de um saldo positivo de mais de 2.000 vagas para um saldo negativo superior a 7.000 vagas. Somente em abril, foram perdidos mais de 5 mil empregos na cidade.

Impacto da Covid-19 e medidas restritivas

O economista Gabriel Couto, da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), aponta a pandemia de Covid-19 como a principal causa dessa crise. As medidas restritivas impostas pela prefeitura, como a proibição do sistema “pegue e leve”, impactam diretamente no faturamento de diversos setores, dificultando a manutenção de empregos. A situação é agravada pela falta de políticas públicas eficazes que levem recursos aos empresários, principalmente às pequenas e médias empresas.

Necessidade de ações conjuntas e reinvenção

A ACIRP defende maior articulação entre os governos municipal, estadual e federal para conter a perda de empregos. O economista destaca a necessidade de medidas que cheguem efetivamente às empresas, permitindo a manutenção dos postos de trabalho. Enquanto isso, a criatividade e a iniciativa se tornam essenciais para que empresas e trabalhadores superem os desafios impostos pela crise, num momento em que não há previsão para o retorno à normalidade.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.