Objetivo da pesquisa é mapear a condição das fachadas e verificar se os prédios são comerciais ou residenciais
Após o aniversário de 168 anos de Ribeirão Preto, em 20 de junho, a revitalização do centro da cidade e a importância desta data para o comércio local seguem em pauta. Neste ano, o Palácio do Comércio da Indústria da ACIRP completa 70 anos, marco significativo para a história da cidade.
Pesquisa e Revitalização do Centro
A ACIRP, em comemoração aos seus 120 anos, lançou um projeto de dois anos em parceria com o Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais (IPCIC). A primeira etapa, finalizada recentemente, envolveu o mapeamento fotográfico completo dos mais de 3 mil lotes e 180 ruas do quadrilátero central da cidade. Os dados obtidos fornecerão informações cruciais sobre o estado das fachadas, calçadas, ocupação de imóveis e o nível de desertificação comercial.
Desafios e Soluções para o Comércio Local
A pesquisa revelou que o centro de Ribeirão Preto apresenta sinais de esvaziamento comercial, impactando a vitalidade da região. As obras de mobilidade urbana, embora necessárias, contribuíram para o desânimo entre os lojistas. Para reverter essa situação, a ACIRP planeja implementar diversas ações, incluindo a promoção de eventos culturais, a busca por mudanças na legislação para atrair grupos culturais e a oferta de capacitação aos comerciantes para fortalecer suas vendas e explorar novos canais, como o online. A revitalização da Rua Barão do Amazonas serve como um projeto piloto para a requalificação de outras áreas do centro.
Leia também
Festas e Perspectivas Futuras
Como parte das iniciativas de revitalização, uma grande festa julina será realizada na Praça Carlos Gomes nos dias 5 e 6 de julho, buscando atrair a população de volta ao centro. A ACIRP acredita na capacidade de resiliência dos comerciantes locais e se compromete a oferecer suporte e soluções para enfrentar os desafios, visando um centro de Ribeirão Preto mais vibrante e próspero. O relatório completo da pesquisa, com estratégias para os próximos dois anos, será divulgado na próxima semana.



