Enquete fica disponível no site da associação (acirp.com.br) até segunda-feira (23); entidade é contra o projeto
A população de Ribeirão Preto tem até segunda-feira (23) para participar de uma enquete da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) sobre o aumento do número de vereadores na cidade, de 22 para 27.
Enquete da ACIRP aponta rejeição ao aumento
Segundo a ACIRP, até quarta-feira (18), 1985 pessoas participaram da pesquisa online, e 96,4% se declararam contrários ao aumento. O gestor de marketing e relações institucionais da ACIRP, Carlos Ferreira, convida a população a participar da enquete nos últimos dias, acessando o site www.acirp.com.br ou suas redes sociais.
Manifestações contra o aumento
A ACIRP, contrária ao aumento, estima um aumento de R$ 15 milhões nas despesas da Câmara nos próximos quatro anos caso o projeto seja aprovado. A entidade protocolou pedido de audiência pública e planeja ações como um “adesivaço” no calçadão de Ribeirão Preto (dia 24, às 10h) e outro na confluência das Avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa (no mesmo dia, à tarde), para reforçar a mensagem de que 22 vereadores são suficientes.
Projeto de aumento e argumentos
A proposta de emenda à Lei Orgânica, apresentada em dezembro de 2023, foi assinada por 14 vereadores. O vereador André Trindade, um dos signatários, justificou a necessidade do aumento alegando maior representatividade para uma cidade com 720 mil habitantes. Para aprovação, são necessários 15 votos. A Câmara retorna às atividades em fevereiro, e o projeto será avaliado em sessões extraordinárias. A ACIRP reforça a importância da participação da população na enquete para manifestar sua opinião aos representantes na Câmara.
A enquete da ACIRP oferece uma oportunidade para a população de Ribeirão Preto expressar sua opinião sobre uma questão que impacta diretamente os gastos públicos da cidade. A participação cidadã é fundamental para o debate democrático sobre o número ideal de vereadores para representar os interesses da população.



