Sobre o ‘Setembro Dourado’ e a importância do diagnóstico precoce, ouça a entrevista com a oncologista Letícia Fontanini
Setembro Dourado: um alerta para o câncer infantojuvenil
Fatores genéticos e tipos de câncer mais comuns
Embora existam síndromes genéticas que podem predispor ao câncer na infância, a maioria dos casos não apresenta fatores hereditários. As leucemias agudas são as neoplasias mais frequentes, seguidas por linfomas e tumores do sistema nervoso central. A ordem dos dois últimos pode variar dependendo das características da população infantil.
Sinais e sintomas: a importância do diagnóstico precoce
Devido à raridade do câncer na infância, a atenção deve se voltar para sinais e sintomas prolongados, mesmo aqueles comuns a outras doenças infantis. Sintomas como vômitos e dor de cabeça que acordam a criança, febre prolongada, caroços (linfonodos) em crescimento constante e indolores, perda de peso, manchas roxas e sangramentos exigem atenção médica imediata. A campanha Setembro Dourado reforça a importância do diagnóstico precoce como forma de prevenção secundária, aumentando as chances de cura e reduzindo sequelas.
Retinoblastoma e a campanha “Olho nos Olhos”
O retinoblastoma, um tumor ocular raro, ganhou destaque com a campanha “Olho nos Olhos”, criada após o diagnóstico da filha de Thiago Leifert. Este câncer, que pode estar presente ao nascimento ou se desenvolver nos primeiros meses de vida, apresenta alto potencial de cura com diagnóstico precoce, muitas vezes preservando a visão da criança. O exame de reflexo vermelho, realizado por pediatras e oftalmologistas, é crucial para a detecção precoce. A campanha busca acelerar o diagnóstico e encaminhamento a centros especializados, como o do HC de Ribeirão Preto, para garantir o melhor tratamento e aumentar as chances de cura.
A detecção precoce do câncer infantojuvenil é fundamental para aumentar as chances de cura, que no Brasil atingem 64%, buscando alcançar a taxa de 85% observada nos Estados Unidos. Pais e responsáveis devem estar atentos a qualquer alteração no comportamento e no corpo das crianças, buscando ajuda médica imediatamente para garantir um tratamento eficaz e menos sofrido.



