CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acordo Mercosul União Europeia pode ampliar exportações do agro brasileiro

Aval provisório prevê isenção gradual de tarifas e deve beneficiar açúcar, etanol e outros produtos do agronegócio
mercosul
José Paulo Lacerda/CNI

Os países da União Europeia deram aval provisório ao acordo de livre comércio com o Mercosul, abrindo caminho para a exportação de produtos do bloco sul-americano sem cobrança de tarifas. A medida beneficia diretamente o agronegócio, já que 77% dos produtos agropecuários vendidos pelo Mercosul ao mercado europeu devem ser contemplados com a redução de impostos.

Na coluna Giro do Agro da CBN Ribeirão Preto, o vice-presidente do Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis, Líbano Carlos de Souza, destaca que a ampliação de cotas com isenção tarifária pode impulsionar as vendas, especialmente do açúcar e de derivados da cana, hoje com participação limitada na União Europeia. A redução das tarifas deve ocorrer de forma gradual, em prazos que variam de quatro a dez anos.

O acordo envolve um mercado de mais de 720 milhões de consumidores e ganha relevância após a queda das exportações do agro brasileiro para os Estados Unidos em 2025. Além dos benefícios, o texto também prevê maior abertura para produtos europeus, trazendo desafios para empresas nacionais. A análise completa sobre os impactos do acordo para o agronegócio e para a região está disponível no áudio do Giro do Agro.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.