Resíduos dos materiais recolhidos na cidade tem causado inúmeros problemas aos moradores do bairro
Os moradores do Complexo Riberão Verde estão enfrentando sérios problemas devido à disposição inadequada de resíduos de poda de árvores em Riberão Preto. A situação, denunciada à Promotoria, gerou um inquérito civil para investigar a legalidade da prática.
Problemas causados pela deposição de resíduos
Segundo Antônio Carlos França, presidente da Associação dos Moradores, os principais problemas são a poeira e o barulho gerados pela trituração dos galhos, além da falta de fiscalização que leva à queima irregular dos resíduos, prejudicando a saúde dos moradores. O acúmulo de material também atrai animais peçonhentos, tornando a situação ainda mais insustentável para quem vive próximo ao local.
Ação do Ministério Público e Prefeitura
O vereador Marcos Papa levou o caso ao Ministério Público, que se comprometeu a investigar a situação. A Prefeitura, por sua vez, se reuniu com a Secretaria do Meio Ambiente e prometeu desativar a área em dezembro de 2023. A solução a longo prazo envolve a instalação de uma usina de compostagem, em parceria com o governo do Estado, mas os moradores se mostram impacientes com a demora.
Leia também
A espera por soluções
A população reclama do barulho constante, dos problemas respiratórios causados pela poeira e do risco de acidentes com animais peçonhentos. A situação é considerada insuportável pelos moradores, que vivem a menos de 50 metros do local de deposição dos resíduos. Enquanto aguardam uma solução definitiva, a comunidade espera que as autoridades tomem medidas urgentes para amenizar os impactos negativos na qualidade de vida da população.



