CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adios, El Niño! Fenômeno deixa o Brasil e abre espaço para o ‘La Niña’

Expectativa é que, principalmente no segundo semestre, a região tenha registros mais frequentes de chuva
El Niño La Niña
Expectativa é que, principalmente no segundo semestre, a região tenha registros mais frequentes de chuva

Expectativa é que, principalmente no segundo semestre, a região tenha registros mais frequentes de chuva

Incêndio em Rodovia e Condições Climáticas em Ribeirão Preto

Um incêndio foi registrado em uma rodovia na região de Ribeirão Preto e Cândido Portinari. A situação é agravada pela estiagem, que prejudica a qualidade do ar e a saúde da população. A baixa umidade do ar, que chegou a 19% ontem, subiu para 35% hoje, devido a uma área de baixa pressão no Paraguai, um fluxo de umidade na Amazônia direcionado ao sul e a aproximação de uma frente fria. Esses fatores causam rajadas de vento de até 50 km/h na região.

Previsões Climáticas e o Fenômeno El Niño

O meteorologista Guilherme Borges, da Climatempo, comenta que com o fim do El Niño, a tendência é de normalização climática no Brasil nos próximos meses. As chuvas e temperaturas devem se manter dentro do esperado, embora períodos de calor possam ocorrer, porém sem a influência direta do El Niño. Para o segundo semestre, espera-se a influência do La Niña, que pode trazer mais frentes frias e temperaturas mais baixas.

Recomendações para o Fim de Semana e Cuidados com a Saúde

Para o fim de semana, a previsão é de tempo seco e quente, com máxima de 30 graus em Ribeirão Preto e baixa umidade do ar. Recomenda-se hidratação com água, evitar exercícios físicos nos horários mais quentes e proteção contra a radiação ultravioleta, que permanece alta. Embora atividades como nadar em piscinas sejam refrescantes, é preciso lembrar da proteção solar.

Apesar das melhorias na umidade do ar em comparação aos dias anteriores, os índices ainda se encontram abaixo do ideal para a saúde. A combinação de incêndios, tempo seco e temperaturas elevadas reforça a necessidade de cuidados com a saúde e atenção às recomendações de proteção.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.