Denunciante afirma que Isaac Antunes e Adauto Marmita estariam usando carros oficiais para ir e voltar para casa
Duas ações populares foram protocoladas na Justiça contra os vereadores Isaac Antunes e Adalto Marmita, de Ribeirão Preto. O objetivo é impedir o uso de carros oficiais da Câmara Municipal para transporte pessoal.
Ações contra o uso indevido de veículos públicos
As ações foram movidas pelo advogado Alexandre Souza, ex-candidato à prefeitura da cidade. Ele alega que os vereadores utilizam os veículos para ir e voltar para suas casas, configurando desvio de finalidade e improbidade administrativa. Alexandre argumenta que esse ato viola o princípio da moralidade na administração pública, onde o uso de bens públicos deve ser exclusivamente para o interesse público.
Precedentes e posicionamento do advogado
Este não é o primeiro caso em que Alexandre Souza ingressa com ações populares contra o uso indevido de recursos públicos. Ele já moveu ações semelhantes contra outros vereadores, como o vereador afastado Valdir Vilela, e até mesmo contra o ex-vereador Volter Gomes, resultando no ressarcimento de R$ 400 mil aos cofres públicos. O advogado afirma que atua dessa forma por acreditar que está cumprindo seu dever como cidadão, utilizando informações recebidas para combater irregularidades.
Leia também
Possíveis consequências e posicionamento dos vereadores
Alexandre espera que os vereadores Isaac Antunes e Adalto Marmita sejam obrigados a ressarcir os cofres públicos pelos gastos com combustível utilizados indevidamente. O vereador Isaac Antunes disse não ter sido notificado e, portanto, não se pronunciou. Já o vereador Adalto Marmita não respondeu aos contatos da imprensa.
O caso destaca a importância da transparência e do uso adequado dos recursos públicos. A expectativa é que a Justiça se posicione sobre a legalidade da utilização dos veículos oficiais pelos vereadores, definindo se houve ou não improbidade administrativa.



