CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Advogados de região de Ribeirão são alvos de mandados de busca e apreensão por suspeita de corrupção

'Operação Churrascada', da Polícia Federal, começou nesta manhã (20); desembargador do TJ de São Paulo também é investigado
corrupção Ribeirão Preto
'Operação Churrascada', da Polícia Federal, começou nesta manhã (20); desembargador do TJ de São Paulo também é investigado

‘Operação Churrascada’, da Polícia Federal, começou nesta manhã (20); desembargador do TJ de São Paulo também é investigado

Operação Churrascada: Venda de decisões judiciais em Ribeirão Preto

Uma operação da Polícia Federal, denominada “Operação Churrascada”, investiga um esquema de venda de decisões judiciais envolvendo dois advogados da região de Ribeirão Preto e um desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo. As investigações tiveram início nesta quinta-feira, com mandados de busca e apreensão cumpridos em Santa Rosa de Viterbo e outros locais.

Buscas e Apreensões

Mais de 80 policiais federais cumpriram 17 mandados de busca e apreensão em endereços na capital e interior paulista. Durante as buscas, foram apreendidos documentos, celulares, computadores, mídias e memórias de computador que serão analisados para subsidiar as investigações. A operação é um desdobramento da “Operação Contágio”, iniciada em 2021, que desarticulou uma organização criminosa responsável por desvio de verba pública na área da saúde.

OAB acompanha investigações

Alexandre Colute, presidente da Comissão de Direitos e Prerogativas da OAB de Ribeirão Preto, acompanhou as buscas em Santa Rosa de Viterbo. Ele afirmou que a comissão acompanhou a operação para garantir que tudo ocorresse dentro da legalidade, sem arbitrariedades ou abusos de poder. Colute relatou surpresa ao desconhecer o advogado investigado em Santa Rosa de Viterbo, tendo tomado conhecimento do caso apenas durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. A OAB permanece atenta ao andamento das investigações e se colocará à disposição para acompanhar novas diligências.

As investigações estão em andamento e novas diligências podem ser realizadas nos próximos dias e meses. O nome da operação, “Churrascada”, faz referência ao código utilizado pelos investigados para se referir aos dias de plantão do desembargador envolvido no esquema. A Polícia Federal informou que o objetivo é aprofundar as investigações sobre os indícios de corrupção na venda de decisões judiciais.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.