CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Advogados de Ribeirão pedem retratação da PM por abuso de autoridade

Com ameaças de expulsão, policiais militares estariam impedindo advogados criminalistas trabalharem
Advogados Ribeirão abuso autoridade
Com ameaças de expulsão, policiais militares estariam impedindo advogados criminalistas trabalharem

Com ameaças de expulsão, policiais militares estariam impedindo advogados criminalistas trabalharem

Advogados de Ribeirão Preto, acompanhados pela Associação dos Advogados, formalizaram um pedido de desagravo junto à comissão de Direito e Prerrogativas da OAB, após registrarem um boletim de ocorrência por abuso de autoridade. A alegação é que policiais militares estariam impedindo o trabalho de defesa e orientação de presos acusados.

O Pedido de Desagravo em Análise

De acordo com o advogado Diego Alvin, coordenador da comissão, o pedido está sob análise. Um relatório será emitido com a conclusão e encaminhado ao Conselho de Prerrogativas da OAB para decisão sobre a aceitação. O processo, protocolado na subseção de Ribeirão Preto, será primeiramente avaliado em São Paulo pelo presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas do Advogado.

A análise em São Paulo definirá se o pedido será concedido liminarmente. Em caso afirmativo, os autos retornam a Ribeirão Preto, onde a subseção organizará um evento público sobre o caso. Se a liminar for negada, o processo volta à subseção para análise de provas e avaliação da viabilidade do pedido.

A Importância do Acompanhamento Jurídico

O advogado Alvin enfatiza a importância de garantir que profissionais da defesa criminal possam acompanhar presos e acusados. Essa prerrogativa, além de prevista em lei, assegura o direito à igualdade. A dificuldade em contatar clientes demonstra uma forma de mostrar à polícia e à sociedade que o advogado tem o direito legal de se comunicar com seus clientes antes do interrogatório, independentemente de quem os custodia.

Restabelecendo a Honra Profissional

Segundo o advogado Hugo Amorim, o objetivo do pedido é obter uma retratação pelas ações da Polícia Militar e restabelecer a honra dos profissionais que tiveram suas prerrogativas afetadas. A OAB realiza uma sessão para esclarecer o ocorrido e demonstrar a forma correta de atuação, informando a sociedade sobre os direitos dos advogados.

Amorim ressalta que não é possível mensurar o impacto das ações dos advogados junto à associação. Embora tenham cobrado um posicionamento da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública do Estado, não houve retorno até o momento do fechamento desta reportagem.

O caso levanta questões importantes sobre o respeito às prerrogativas da advocacia e o direito à defesa.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.