Neste ano as atividades serão virtuais; organizador diz que o número de inscrições foi maior do que a versão presencial
A pandemia do coronavírus impactou diversos setores, incluindo o de eventos. Muitas agendas foram alteradas, afetando eventos como a Agrichou, Fenasucro e John Rock Rodeo, entre outros na região. Contudo, algumas iniciativas se adaptaram e obtiveram sucesso.
Semana de Agronomia: do presencial ao virtual
A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AIARP) realizou, entre os dias 23 e 25 de junho, a 14ª Semana de Agronomia. Tradicionalmente presencial e com cerca de 150 participantes, o evento migrou para o ambiente virtual em 2020 devido à pandemia.
Resultados positivos da versão online
O engenheiro agrônomo Alexandre Tazinafo, organizador do evento, relatou um aumento significativo no número de inscrições. Enquanto edições presenciais costumavam reunir 150 pessoas, a versão online já contabilizava mais de 200 inscritos, com expectativa de ultrapassar 300 participantes. A plataforma virtual permitiu alcançar um público mais amplo, com inscrições de diversas regiões do Brasil e do exterior.
Leia também
Palestras e temas abordados
A programação incluiu palestras com especialistas renomados. Na terça-feira (23/06), o paisagista Raul Canovas abordou a ética e a arte no paisagismo. Na quarta-feira (24/06), a engenheira agrônoma Katja Goldsmith discorreu sobre soluções em compostagem. Encerrando o evento na quinta-feira (25/06), o engenheiro agrônomo Pierre Santos Vilela (CEBRAIMINAS) falou sobre tecnologias de comunicação e informação na agropecuária e agronegócio mundial. As palestras, voltadas para profissionais e estudantes, ocorreram sempre às 19h. As inscrições foram realizadas pelo portal da AIARP (iarp.org.br/eventos) e as transmissões aconteceram pelo Facebook e YouTube da instituição.
A experiência demonstra a capacidade de adaptação e a possibilidade de alcançar um público maior através da utilização de plataformas online, mesmo em eventos tradicionais do setor.



