Erros na aeronave, que era operada por empresa com sede em Ribeirão Preto, foram descartados
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu que a queda do avião que transportava o ex-governador de Pernambuco e então candidato à presidência, Eduardo Campos, em atrássto de 2014, foi causada por uma combinação de fatores, incluindo desorientação espacial e falhas na coordenação da tripulação.
Fatores Contribuintes para o Acidente
De acordo com o relatório divulgado, a aproximação para o pouso na base aérea de Santos foi realizada de maneira diferente do procedimento padrão, com os pilotos optando por um atalho em condições climáticas adversas. As condições meteorológicas desfavoráveis, somadas à desorientação espacial dos pilotos, dificultaram o controle da aeronave.
Deficiências no Treinamento e Arremetida Falha
O Cenipa também apontou deficiências no treinamento da tripulação para operar aquele tipo de aeronave. Durante a tentativa de arremetida, manobra para abortar o pouso, os pilotos executaram um procedimento diferente do recomendado no manual da aeronave, o que contribuiu para o acidente.
Leia também
Responsabilidade pela Operação da Aeronave
O relatório do Cenipa, baseado em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), indica que a responsabilidade pela operação da aeronave era do grupo Andrade, sediado em Ribeirão Preto. Embora haja informações de que o controle do avião teria sido repassado para outro grupo empresarial em Pernambuco e, posteriormente, utilizado na campanha de Eduardo Campos, a Anac mantém o grupo Andrade como o responsável oficial pela aeronave.
Embora o relatório do Cenipa busque evitar novos acidentes, a investigação criminal em andamento tem como objetivo apontar culpados e determinar responsabilidades. Os advogados dos pilotos contestam o relatório, alegando que acidentes semelhantes já ocorreram com a mesma aeronave em outros países e que a aeronáutica descartou esses antecedentes. A apuração completa dos fatos ainda depende do andamento das investigações.



