O processo de internacionalização do Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, voltou a avançar após um posicionamento da concessionária responsável pelo terminal. Segundo o Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (FERP), a Rede VOA informou que pretende iniciar a operação internacional de cargas ainda em 2026.
A previsão para voos internacionais de passageiros é mais longa. De acordo com a concessionária, a expectativa é iniciar essa etapa no segundo semestre de 2027, após a expansão da área de embarque do aeroporto.
Cargas
Segundo a secretária executiva do FERP, Larissa Eiras, a possibilidade de iniciar operações internacionais de cargas foi considerada uma notícia positiva pelas entidades da cidade.
Ela explicou que o aeroporto já está habilitado para voos internacionais desde 2002, o que reduz a complexidade do processo de internacionalização. Para que as operações comecem, ainda é necessária a presença de órgãos federais responsáveis pelo controle de cargas, como Receita Federal e Anvisa.
A internacionalização de cargas pode reduzir custos logísticos para empresas da região, principalmente em setores como agronegócio, saúde e tecnologia. Hoje, muitas empresas precisam transportar mercadorias até aeroportos de outras cidades, como Campinas, para realizar exportações.
Leia também
Segundo o FERP, a medida também pode estimular a instalação de novas empresas na região e ampliar a geração de empregos.
Estudos
O Fórum das Entidades informou que está elaborando estudos econômicos para demonstrar a viabilidade da internacionalização do aeroporto. O levantamento está sendo conduzido pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi, ligado à Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. “Quando a gente tem estudo e tem dado, a gente tem um caminho”, destacou Larissa.
As entidades afirmam que pretendem acompanhar o andamento do processo e contribuir com informações técnicas que possam apoiar a implementação das operações internacionais no aeroporto.



