Exigência feita pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) visa coibir a invasão da pista evitando acidentes
O Aeroporto Leite Lopes, em Ribeirão Preto, terá toda a sua extensão cercada por alambrados elétricos até junho deste ano. A informação foi divulgada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP) na última sexta-feira.
Início das obras e processo licitatório
As obras estão previstas para começar em abril, com o processo licitatório sendo aberto na segunda-feira. Segundo o administrador do aeroporto, Álvaro Cardoso Jr., a expectativa é de que as obras comecem nos primeiros dias de abril e sejam concluídas em até 90 dias, podendo até mesmo ser finalizadas antes do prazo. Serão instalados 5.500 metros de cerca elétrica em todo o perímetro.
Necessidade da cerca elétrica e exigências da ANAC
A medida atende a uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que considerava o aeroporto vulnerável a invasões, principalmente de crianças soltando pipas na pista de decolagem. No início de fevereiro, a ANAC publicou uma portaria proibindo voos noturnos em Ribeirão Preto e chegou a pedir a suspensão dos voos, mas o DAESP conseguiu a liberação na semana retrasada. O administrador afirma que a instalação da cerca elétrica é a última medida para atender às exigências da ANAC, que incluía também a extração de árvores (já realizada) e ações integradas com a prefeitura.
Leia também
Detalhes do projeto e investimento
O projeto de instalação das cercas elétricas foi elaborado pelo DAESP, com custo estimado em R$ 1.400.000,00, oriundos do governo do Estado de São Paulo. Esta nova cerca eletrificada representa um investimento significativo para garantir a segurança e o cumprimento das normas da ANAC, assegurando a regularidade das operações do aeroporto.



