Iniciativa visa ampliar o número de voos entre os municípios facilitando as conexões e fomentando a economia
O diretor superintendente do DAESP, Antônio Claret de Oliveira, concedeu entrevista à CBN para falar sobre o início dos voos de pequenas aeronaves nos aeroportos do interior de São Paulo. Barretos e Franca serão os primeiros a receberem operações com destino a Congonhas.
Novos voos em Congonhas
Apesar da lotação em Congonhas, a saída da Avianca do mercado liberou slots, permitindo a inclusão desses novos voos. As aeronaves serão do tipo Cessna Grand Caravan, com capacidade para 12 passageiros, atendendo inicialmente cidades como Barretos e Franca, que perderam voos diretos para São Paulo. A redução do ICMS no querosene também contribuiu para a implementação de mais de 500 novos voos no estado, atendendo a uma exigência do governador João Doria para que o interior fosse contemplado.
Expansão da malha aérea regional
A estratégia inclui a utilização de hubs regionais, como Ribeirão Preto, para potencializar a malha aérea. Araçatuba, por exemplo, receberá um voo adicional da companhia aérea Go, aumentando a concorrência e reduzindo os preços das passagens aéreas e até mesmo de ônibus. Os aeroportos já estão prontos e vistoriados para receber as aeronaves menores. A implementação de voos em aeroportos maiores, com aeronaves como Boeings, ocorrerá posteriormente, após adequações e melhorias nas infraestruturas. A previsão é que os voos ocorram do início da manhã ao início da noite.
Desestatização dos aeroportos estaduais
Antônio Claret também comentou sobre a desestatização dos 22 aeroportos estaduais, incluindo o Leite Lopes de Ribeirão Preto, que tem potencial para se tornar um aeroporto internacional de cargas. Um estudo detalhado está sendo realizado com o apoio de uma empresa internacional para definir o modelo de desestatização, que pode ser concessão individual ou em grupo, abertura de capital ou PPP. A expectativa é que o edital seja publicado até o início do segundo trimestre de 2024. A melhoria da infraestrutura do terminal e do entorno do aeroporto será foco principal no processo de desestatização. A entrevista finaliza com a informação de que os voos de Franca e Barretos já estão à venda no site da Go a partir de 30 de setembro, com preços menores que os de voos convencionais.



