CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Afinal de contas, a pipoca é um alimento saudável?

Alimento em si pode sim ser considerado uma ótima opção, mas é preciso ficar atento com a forma de prepará-lo! Ouça a coluna!
Afinal de contas
Alimento em si pode sim ser considerado uma ótima opção, mas é preciso ficar atento com a forma de prepará-lo! Ouça a coluna!

Alimento em si pode sim ser considerado uma ótima opção, mas é preciso ficar atento com a forma de prepará-lo! Ouça a coluna!

A pipoca é um alimento apreciado por muitas pessoas, Afinal de contas, a pipoca é, especialmente crianças, e pode ser uma opção saudável dependendo da forma de preparo. A nutricionista Lívia Paulies explica que o grão de pipoca em si é rico em fibras e possui baixo valor calórico, mas o que pode tornar o lanche mais calórico é a quantidade de óleo e sal adicionados durante o preparo.

Formas de preparo e impacto nutricional

Lívia destaca que a pipoca feita na panela com uma quantidade moderada de óleo, como uma colher de sopa rasa para três colheres de sopa de milho, pode ser uma opção saudável. O uso excessivo de gordura e sal é o principal fator que eleva o valor calórico do alimento. Também é possível fazer pipoca sem óleo, especialmente no micro-ondas, utilizando recipientes adequados como potes de sorvete ou sacos de papelão, que não queimam durante o preparo.

Pipoca industrializada e gourmet: A nutricionista alerta que as pipocas industrializadas para micro-ondas costumam ser mais calóricas devido à presença de gorduras, temperos industrializados, aromatizantes e corantes. Já as pipocas gourmet, feitas com um tipo especial de milho chamado “mushroom”, que estoura em formato redondo, são mais calóricas por conterem ingredientes como açúcar para caramelização, chocolate e manteiga.

História e curiosidades: A pipoca tem origem milenar, com evidências arqueológicas de seu consumo datando de milhares de anos atrás, encontradas em regiões como Peru e Novo México. Além disso, a pipoca é um alimento acessível, fácil de preparar e que pode ser adaptado com temperos naturais como lemon pepper, páprica e orégano para reduzir o uso de sal.

Dicas e variações regionais: Lívia sugere temperar a pipoca com parmesão ralado derretido no micro-ondas para adicionar sabor e crocância. Ela também comenta variações regionais, como o uso de manteiga de garrafa em Recife e molhos de pimenta em cinemas. Outra dica é adicionar um pouco de vinagre para trazer acidez, mas sem exagerar para não comprometer a textura crocante.

Informações adicionais

A quantidade recomendada para um lanche é de três colheres de sopa de milho, que rende porção para duas pessoas e contém cerca de 90 calorias sem adição de gordura. O preparo caseiro permite controlar melhor os ingredientes e evitar excessos calóricos presentes em versões industrializadas.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.