CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Afinal, quais os riscos dos fogos de artifício para os cães durante festas de fim de ano?

Veterinário explica como a hipersensibilidade dos cachorros faz com que os sons de fogos sejam danosos a eles, no 'CBN Pet News'
fogos de artifício cães
Veterinário explica como a hipersensibilidade dos cachorros faz com que os sons de fogos sejam danosos a eles, no 'CBN Pet News'

Veterinário explica como a hipersensibilidade dos cachorros faz com que os sons de fogos sejam danosos a eles, no ‘CBN Pet News’

O período de festas de fim de ano pode ser um verdadeiro pesadelo para muitos animais de estimação. Os fogos de artifício, apesar de proibidos em muitos lugares, causam medo e estresse em cães e gatos, que possuem audição muito mais aguçada que a dos humanos (até quatro vezes mais). A especialista em bem-estar animal, Jelsão Genaro, alerta para os perigos dos fogos e oferece dicas para minimizar o impacto nos pets.

Protegendo seu animal dos fogos

O ideal é treinar o animal desde filhote para lidar com situações de barulho intenso, buscando a ajuda de um adestrador. No entanto, se isso não for possível, algumas medidas podem ser tomadas para proteger o animal na noite da virada. Isolar o animal em um ambiente seguro e familiar, com sua caminha, brinquedos e um cobertor, é fundamental. Manter as janelas e portas fechadas, e usar cortinas pesadas para abafar o som, também são importantes.

Outras estratégias para acalmar seu pet

Alimentar o animal próximo à hora dos fogos pode ser uma boa distração. Manter um som ambiente suave, como música baixa ou um ventilador, pode ajudar a mascarar os estampidos. Se você for viajar, considere deixar seu pet em casa (se ele já estiver acostumado e treinado), em um hotelzinho especializado ou com uma pet sitter de confiança, sempre garantindo que o animal conheça o ambiente e a pessoa previamente.

Considerações importantes para tutores responsáveis

Levar o animal para a casa de parentes ou amigos pode ser estressante, pois a ausência do tutor já é um fator que contribui para o aumento do estresse. Se precisar viajar, planeje com antecedência o cuidado com seu animal, garantindo um ambiente seguro e familiar, seja em casa ou em outro local. Lembre-se que sons altos, mesmo que pareçam agradáveis ao animal, podem causar danos à audição a longo prazo. Priorize sempre o bem-estar do seu pet e tome medidas preventivas para garantir um réveillon tranquilo para toda a família, incluindo os animais.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.