Marina Pereira Braga, que é assistente social do Hemocentro da USP, dá detalhes sobre o que muda com a chegada do vírus
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciaram novas regras para a doação de sangue devido ao novo coronavírus. As mudanças visam garantir a segurança dos doadores e receptores.
Novas Regras para Doação de Sangue
Um questionário mais rigoroso foi implementado antes da doação, incluindo perguntas sobre viagens recentes para fora do Brasil e contato com pessoas que viajaram para regiões com casos suspeitos ou confirmados da doença. Doadores que viajaram para países ou cidades com casos confirmados devem aguardar 30 dias para doar. Caso tenham tido contato com alguém que viajou para essas regiões, o período de espera também é de 30 dias. Se o doador teve diagnóstico confirmado de COVID-19, o prazo de espera sobe para 90 dias.
Vacinação e Doação
Com o início da campanha de vacinação, o Hemocentro de Ribeirão Preto recomenda que os doadores compareçam antes de se vacinarem. Após a vacinação, é necessário aguardar 48 horas para doar sangue. A instituição reforça a importância da doação regular, especialmente considerando a demanda dos 150 hospitais atendidos em todo o estado de São Paulo.
Leia também
Estoque de Sangue e Campanha de Doação
O Hemocentro de Ribeirão Preto alerta para a baixa no estoque de sangue, principalmente o tipo O negativo. A assistente social Marina Braga destaca a preocupação com a queda nas doações, agravada pela proximidade do inverno e a possibilidade de aumento de casos de gripe. A instituição reforça a importância de manter a doação regular e disponibiliza o número 0800 979 049 para dúvidas e agendamento de caravanas de doação.
Em meio às novas normas e desafios, o Hemocentro de Ribeirão Preto apela para a conscientização da população sobre a importância da doação de sangue, lembrando que a demanda é constante e crucial para a saúde pública.



