CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agenda Ribeirão começa nesta sexta-feira

Evento irá debater novas formas de empreendedorismo
Agenda Ribeirão
Evento irá debater novas formas de empreendedorismo

Evento irá debater novas formas de empreendedorismo

O evento deste ano terá como palestrante o jornalista e escritor Eduardo Lira, fundador do Instituto Gerando Falcões. Filho de usuário de drogas e preso, ele saiu da favela e criou o instituto.

Histórias de Superação

Um exemplo inspirador é o projeto Mudando Vidas, que funciona em uma casa no Jardim Paiva, em Ribeirão. Lá, o senhor Rubens Miranda, de 60 anos, e mais 12 pessoas que foram dependentes químicas aprenderam uma nova profissão. Rubens relata: “Nunca é tarde para a gente começar de novo, tudo de novo. Então morava na rua e passando uma dificuldade. Aí procurei o senhor Inácio. O senhor Inácio foi e me encaminhou nessa casa de apoio, que é do Ricardo e da dona Paula. E eles me acolheram muito bem aqui. Então estou aprendendo uma profissão. É uma coisa maravilhosa. A gente aprendeu ainda depois da idade que eu estou. Ainda aprendeu uma profissão que eu nunca imaginei que seria possível aprender. Mas graças a Deus estou aprendendo.” Edison Feliciano, tapeceiro e voluntário do projeto, também ex-dependente químico, ajuda os colegas: “Porque a melhor maneira que tem para ajudar o próximo é também sentindo e fortalecendo o problema deles também. Então devido eu encontrar também uma situação difícil lá atrás, eu resolvi fazer esse projeto, que é uma atividade que eu sabia fazer, que é a tapeçaria. Como me acolher bem aí, o Ricardo também aqui na casa deu esse apoio para a gente por esse projeto aqui. Então está dando certo. Graças a Deus está dando certo.”

Empreendedorismo Social como Caminho

A casa de acolhimento oferece uma oportunidade para que ex-dependentes químicos encontrem uma forma de voltar ao mercado de trabalho e se restabelecerem após a internação. O fundador do projeto, Ricardo Tostes, também ex-dependente químico, explica: “A gente dá esse apoio para essa pessoa. Essa pessoa não precisa se desesperar para ter o alimento, para ter a moradia, porque a Casa de Acolhimento dá isso para essa pessoa. Não tem o problema da família ficar cobrando um indivíduo para ele arrumar emprego, porque nós fazemos isso. E o que a gente faz é inserir esse indivíduo no mercado. A gente vai atrás de escola, a gente vai atrás da documentação, regularizar a documentação dela, vamos atrás da saúde, vamos atrás dos dentes da pessoa. Principalmente o quesito maior aqui é o trabalho. E por isso nós começamos atrásra essa cooperativa de tapeçaria.” O Supera Parque, polo de inovação da região, inicia um ramo voltado exclusivamente para o empreendedorismo social. Eduardo Sikoni, um dos responsáveis, destaca a importância dessa iniciativa e a parceria com a Protec, Associação Nacional que cuida das incubadoras e parques tecnológicos. A vice-presidente do Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Adriana Silva, explica a busca do Instituto em entender o que motiva as pessoas a desenvolver o empreendedorismo social, focando no empreendedor que se sustenta por meio de sua própria atividade, seja artesanato, costura ou outra atividade na comunidade.

Um Novo Olhar para o Futuro

A empreendedora social Fabiola Medeiros e o gerente do SuperaParc, Eduardo Sikoni, ambos de Ribeirão Preto, participam da mesa do Agenda Ribeirão, evento que ocorrerá amanhã no auditório da FAAP, a partir das 8h30 da manhã.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.