CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aglomerações no Carnaval… como vão se comportar as internações e mortes por Covid-19?

Pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, analisa os índices da pandemia para as próximas semanas
Covid-19 Carnaval
Pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, analisa os índices da pandemia para as próximas semanas

Pesquisador da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, analisa os índices da pandemia para as próximas semanas

Após um início de ano complicado com aumento de casos de COVID-19 em Ribeirão Preto, a situação parece estar se estabilizando, segundo o pesquisador Rodrigo Estávile da Fiocruz. No dia 5 de janeiro, havia 17 pessoas internadas em hospitais públicos e privados. Quase um mês depois, em 2 de fevereiro, esse número saltou para 129, demonstrando a rápida transmissão da variante Ômicron.

Queda Lenta e Carnaval

Embora a curva de internações esteja diminuindo, o declínio é lento. O período de carnaval, com suas inevitáveis aglomerações, preocupa os especialistas. A expectativa é de um aumento no número de internações nos próximos dez dias, devido às viagens e contatos interpessoais durante as festividades.

Novas Variantes e Síndrome Gripal

Outro fator de preocupação é o aumento da variante BA.2 da Ômicron, mais transmissível. Com a combinação de aglomerações e uma variante mais contagiosa, o risco de aumento de internações é real. Além disso, o descuido após o período de festas pode levar a um aumento de casos de síndrome gripal, que, na maioria das vezes, é COVID-19. A recomendação é ficar atento a sintomas como nariz escorrendo, dor de cabeça, dor de garganta, dor de barriga e febrícula, e procurar isolamento caso haja suspeita.

Testes e Isolamento

Com a chegada dos testes de auto-diagnóstico às farmácias, a recomendação é que, caso o resultado seja positivo, o indivíduo comunique seus contatos próximos, seu empregador e utilize a plataforma disponibilizada pelas empresas. O isolamento é crucial para diminuir a transmissão. Sintomas mais graves, como cansaço extremo e problemas respiratórios, exigem procurar atendimento médico imediatamente. A COVID-19 continua sendo uma ameaça, e a prevenção é fundamental para evitar um novo aumento de casos e sobrecarregar o sistema de saúde.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.