Novo sistema de irrigação é capaz de gerar dados para otimizar o uso de recursos em períodos de estresse hídrico; ouça o EP Agro
O programa Ep Agro da CBN trouxe novidades sobre a AgriShow, maior feira de tecnologia agrícola da América Latina. A feira, que acontece em Ribeirão Preto, mostrará inovações para enfrentar os desafios climáticos, como altas temperaturas e falta de chuva.
Tecnologia para otimizar recursos hídricos
Em Pedregulho (SP), uma lavoura piloto de café demonstra uma tecnologia de irrigação conectada à internet. Sensores medem as necessidades das plantas minuto a minuto, otimizando o uso da água e fertilizantes. O sistema permite economia de água de até 56%, crucial em tempos de instabilidade climática. Apesar do aumento de custos com irrigação, a qualidade e quantidade da produção compensam, gerando maior valor agregado (de R$ 200 a R$ 300 a mais por saca).
Soluções para a resiliência das plantas
Pesquisadores da Embrapa estudam como as raízes das plantas podem auxiliar na resistência ao calor e à falta de chuva. Na catinga, descobriram bactérias que protegem as raízes contra a seca, um produto que já está sendo comercializado para os produtores rurais. A aplicação nas sementes antes do plantio promove um melhor enraizamento, controle de pragas e maior resiliência da planta.
Leia também
Previsões climáticas e o futuro do agro
Com o fim do El Niño e a chegada da La Niña, espera-se um 2024 climático diferente, com temperaturas mais baixas em São Paulo, mas com maior probabilidade de geadas. Para a AgriShow, a previsão é de calor intenso em Ribeirão Preto. Especialistas destacam a necessidade de adaptação do agro às mudanças climáticas, com empresas de tecnologia desempenhando papel crucial nesse processo. O produtor precisa se adaptar e buscar soluções inovadoras para garantir a produtividade e a rentabilidade, considerando as variações climáticas e as diferentes cadeias produtivas.