CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Agricultura do futuro: a importância de equilibrar produção e meio ambiente

Produtores são cada vez mais atraídos pela modalidade 'agrofloresta', que chama atenção até de quem não é da área
Agricultura do futuro
Produtores são cada vez mais atraídos pela modalidade 'agrofloresta', que chama atenção até de quem não é da área

Produtores são cada vez mais atraídos pela modalidade ‘agrofloresta’, que chama atenção até de quem não é da área

O programa Epeagro, da rádio CBN, abordou temas relacionados à agricultura do futuro, sustentabilidade no campo, produção de café especial, biocombustíveis e os impactos das eleições americanas no agronegócio brasileiro.

Agricultura sustentável e agrofloresta: O médico Daniel Codri, Agricultura do futuro, que atuou por 30 anos na área da saúde, mudou sua carreira para investir em uma agrofloresta em Campinas (SP). Ele reconquistou uma propriedade familiar de 42 hectares, onde 17 hectares são de mata nativa e mais de 10 mil mudas foram plantadas para recuperação ambiental. Em dois hectares, ele cultiva café sob sombra de árvores nativas, sem uso de agroquímicos, além de plantas como amora, que produzem cerca de 600 quilos de frutos por safra. A presença de abelhas nativas, como Mandaguari e Uruçu Amarela, auxilia na polinização, aumentando a produtividade do café em 15% a 20%, conforme o médico veterinário Guilherme Campanha.

Plantio de soja em São Paulo e condições climáticas

O plantio da soja na região de São Paulo sofreu atrasos devido à seca prolongada e às chuvas recentes, Agricultura do futuro, que dificultaram o trabalho no campo. Apenas 40% da área prevista foi semeada até o momento, segundo a produtora Ana Paula Lose, que destacou os desafios de plantar em solo seco ou encharcado. A Aprosoja São Paulo, representada por Zael Pisolato Neto, afirmou que a reserva de água no solo estava muito baixa, mas as chuvas recentes melhoraram as condições para o desenvolvimento das lavouras. O meteorologista Marco Antônio dos Santos indicou que as chuvas devem continuar de forma mais espaçada, permitindo o retorno das atividades agrícolas e colheita da cana, com perspectivas favoráveis para a safra 2024-2025.

Produção de café especial premiada: Ronaldo da Silva, produtor de café em Cristina (MG), foi vencedor do Cup of Excellence 2023-2024, principal concurso mundial de qualidade de café. Sua lavoura tem apenas oito hectares, localizados a mais de mil metros de altitude na Serra da Mantiqueira. O café foi avaliado com mais de 90 pontos na escala de 0 a 100. O concurso contou com 600 amostras de quatro estados, com 40 finalistas e degustação de 35 mil xícaras por juízes de dez países. O lote premiado será leiloado e pode alcançar valores muito superiores ao preço médio atual. A presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais, Carmen Lúcia Chaves de Brito, ressaltou a qualidade alcançada apesar das dificuldades climáticas em 2024.

Impactos das eleições americanas no agronegócio brasileiro: Com a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o consultor José Carlos de Lima Jr. destacou o possível retorno de políticas protecionistas que podem afetar o comércio internacional. Os EUA representam cerca de 24% do PIB mundial, e mudanças na presidência influenciam o dólar, moeda de reserva global. No Brasil, a manutenção da taxa Selic em 11,25% e o descontrole fiscal indicam expectativa de juros futuros elevados, o que encarece o crédito e desvaloriza o real, aumentando os custos para o agronegócio. O consultor ressaltou que os desafios econômicos brasileiros são mais impactantes para o setor do que as políticas externas americanas.

Informações adicionais

Pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara desenvolveram uma técnica para produzir biogás a partir da lentilha d’água, planta aquática comum em lagos e rios. O processo utiliza pré-tratamento da biomassa e ação de microrganismos para gerar metano e hidrogênio, podendo ser aplicado em propriedades rurais para geração de energia elétrica. O projeto integra pesquisas em economia circular e biotecnologia, com reconhecimento internacional e menção na COP26.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.