Bom momento do setor tem causado alta de até 25% em algumas fábricas
Retomada do Setor de Máquinas Agrícolas
As indústrias de máquinas e implementos agrícolas da região estão comemorando a retomada das vendas, impulsionando a geração de empregos. Segundo João Marquesan, presidente da Abmaq (Associação Brasileira de Indústrias de Máquinas e Equipamentos), o bom desempenho da agricultura é o principal fator desse crescimento. Os agricultores, com um parque de máquinas com idade média de quase 10 anos, precisam modernizar seus equipamentos. Além disso, a expansão de novas áreas de cultivo exige novos investimentos.
Números Positivos e Crescimento Sustentável
Wilson Bezerra, diretor-geral de uma empresa fabricante de trituradores e roçadeiras, relata um aumento de 25% nas vendas e de 25% a 30% na produção em comparação com o mesmo período de 2016. Embora o cenário ideal ainda não tenha sido alcançado, a tendência é positiva. Dados da Abmaq e da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) apontam um crescimento de 15% nas vendas de implementos agrícolas entre janeiro e maio. As vendas de tratores e colheitadeiras, por exemplo, tiveram um aumento de 28,7% em todo o país.
Setor em Contraponto à Crise
O setor de máquinas e implementos agrícolas demonstra resiliência, contrariando a tendência de crise em outros setores. A modernização tecnológica e a expansão da produção agrícola impulsionam a demanda por máquinas e equipamentos, criando um cenário favorável para o crescimento do setor e a geração de empregos na região.



