CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agrometeorologista explica mudança drástica do clima em Ribeirão Preto

Glauco Cortes esteve no Manhã CBN desta sexta-feira (21) e falou também sobre a possibilidade de chuva nos próximos dias
mudança climática Ribeirão Preto
Glauco Cortes esteve no Manhã CBN desta sexta-feira (21) e falou também sobre a possibilidade de chuva nos próximos dias

Glauco Cortes esteve no Manhã CBN desta sexta-feira (21) e falou também sobre a possibilidade de chuva nos próximos dias

Após dias de calor intenso, uma frente fria trouxe mudanças drásticas para a região, com temperaturas caindo de 35-36°C para cerca de 20°C. O agro-meteorologista Glauco Cortez explica que, apesar dos avisos, a intensidade e o tamanho dessa frente fria surpreenderam, causando uma queda acentuada na temperatura.

Mudanças Climáticas e Queimadas

Glauco destaca que o calor extremo dos últimos dias, agravado por queimadas, reduziu a umidade do ar, tornando a vegetação mais suscetível a incêndios. A sensação térmica era ainda maior devido à baixa umidade, um problema que piora com as queimadas. A combinação de calor e baixa umidade intensifica a sensação de calor.

Previsão de Chuva e Massa de Ar Polar

Questionado sobre a tão esperada chuva, Glauco explica que a frente fria, embora cause chuva na região leste de São Paulo, está sendo bloqueada por uma massa de ar quente e seco na região noroeste. A previsão é de chuviscos ou chuvas localizadas e esparsas (1 a 2 milímetros), insuficientes para resolver o problema da umidade, mas suficientes para melhorar a qualidade do ar. Uma massa de ar polar, responsável pela neve no sul do Brasil, chegará no domingo, causando dias frios na segunda, terça e quarta, com temperaturas máximas voltando a cerca de 30 graus.

Qualidade do Ar e Prevenção de Queimadas

A chuva, mesmo em pequena quantidade, ajudará a hidratar as partículas em suspensão na atmosfera, melhorando a visibilidade e a qualidade do ar. A umidade mais elevada também contribuirá para a prevenção de queimadas, embora não as combata diretamente. A vegetação típica de cerrado na região, que perde suas folhas e fica seca no inverno, é mais resistente a queimadas naturais, mas o descuido humano, com o descarte inadequado de materiais, aumenta o risco de incêndios, especialmente com o vento intenso dos últimos dias. A previsão é de menos instabilidade atmosférica e menor risco de queimadas nos próximos dias.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.