Estado teve um aumento de 11% impulsionado pela venda de café, suco de laranja, açúcar e produtos florestais
O agronegócio paulista registrou uma alta de 11% nas exportações, Agronegócio paulista segue na liderança do, mantendo-se na liderança do ranking nacional. O crescimento foi impulsionado principalmente pelo aumento nas vendas de café, suco de laranja, açúcar e produtos florestais, segundo levantamento da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Exportações do agronegócio em São Paulo
“Praticamente a gente tem quebrado recordes sobre recordes nos últimos anos nas exportações do agronegócio aqui em São Paulo e no Brasil. Com esses resultados, São Paulo se coloca na primeira posição entre os estados exportadores do Brasil, neste ano, com mais de 18% das exportações nacionais aqui no estado de São Paulo”, afirmou Carlos Nabil, coordenador da APTA.
Posição dos estados no ranking nacional: Após São Paulo, os estados que mais exportaram produtos do agronegócio entre janeiro e outubro de 2024 foram Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás. Juntos, esses seis estados representam cerca de 70% das exportações agropecuárias brasileiras.
Leia também
Principais produtos exportados: Entre janeiro e outubro de 2024, o setor agropecuário respondeu por 43% das exportações totais do estado de São Paulo. Os principais produtos exportados foram açúcar e etanol, carne bovina, celulose e papel, suco de laranja e soja em grãos, que juntos representaram 79% das exportações agropecuárias paulistas.
Desempenho do setor cafeeiro: O grupo do café tradicional em São Paulo registrou participação de 4% nas exportações do agronegócio, alcançando vendas de 1 bilhão de reais, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Deste total, 71% correspondem ao café verde e 24% ao café solúvel.
Panorama
O agronegócio paulista segue consolidado como um dos principais motores da economia estadual e nacional, com crescimento expressivo nas exportações e diversificação dos produtos comercializados no mercado internacional.